Segmentos de mercado

Página inicial do IPT   >   Centros Tecnológicos   > Núcleo de Bionanomanufatura

BIONANO - Núcleo de Bionanomanufatura


Instalações do Núcleo de Bionanomanufatura do IPT
 

Um dos grandes desafios do século consiste no desenvolvimento de novos produtos e processos industriais que atendam aos princípios de sustentabilidade, abrangendo os aspectos social, econômico e ambiental.

As plataformas tecnológicas de biotecnologia, nanotecnologia, microtecnologia e  metrologia de ultraprecisão são chave para promover o desenvolvimento sustentável, garantindo vantagem competitiva às empresas. Estas plataformas são as bases da Bionanomanufatura e compõem o complexo laboratorial que inicia sua operação em novas instalações no IPT.





Integração


A multidisciplinaridade destas plataformas possibilita a realização de
soluções tecnológicas integradas.

A nanotecnologia traz novas possibilidades à ciência e ao desenvolvimento tecnológico, com a redução de escala de tempo e tamanho, permitindo intensificação de processos químicos, físicos e biológicos, além de aumento da qualidade e funcionalidades dos
produtos.

Processos biotecnológicos oferecem a grande vantagem de serem menos nocivos ao meio ambiente, consumindo menos energia e favorecendo o uso de matérias primas renováveis.

Avanços dos processos de micromanufatura possibilitam a aplicação de nanotecnologia no desenvolvimento de biossensores nas áreas de saúde e ambiental, microrreatores para a química, técnicas analíticas convencionais miniaturizadas, MEMS, NEMS, dentre outras.

A metrologia de ultraprecisão, além de atuar no desenvolvimento e diagnóstico dos  produtos e processos da bio, nano e micro tecnologias, disponibiliza serviços à indústria.


Parceria e financiamento

A Bionanomanufatura no IPT vem, portanto, viabilizar o desenvolvimento e aplicação destas tecnologias de forma integrada e sustentável, respondendo às demandas de  mercado. Projetos de diferentes modalidades, como P&D&I, consultoria e serviços  tecnológicos, podem ser desenvolvidos em parceria com empresas, contando com  diversas formas de financiamento, incluindo recursos não reembolsáveis da Ação Embrapii.

Para saber mais sobre recursos Embrapii, clique aqui.



Assuntos relacionados

 
 

Notícias

 

Artigos Técnicos