

Laboratrio de Estruturas Leves - LEL
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Máquina de Deposição Automática de Fibras, um dos equipamentos que fazem parte da infraestrutura do LEL |
Redução de peso é chave para as estruturas modernas. Estruturas economicamente viáveis, com menor peso e menor custo, são essenciais para a realização de uma sociedade sustentável. Os materiais utilizados nessas estruturas no futuro devem ter sua origem em fontes renováveis e devem ser seguramente reciclados ou descartados.
O principal agente de inovação em estruturas leves é o setor aeroespacial e aeronáutico, cuja competitividade depende diretamente do domínio dessas tecnologias. Entretanto, suas aplicações são potencialmente úteis a muitas outras indústrias, notadamente às indústrias automobilística e de auto peças, petróleo e gás, naval, defesa, saúde, lazer, infraestrutura e geração e transporte de energia elétrica e eólica.
Em resposta à necessidade de uma infraestrutura integrada para P&D em estruturas leves, foi criado o Laboratório de Estruturas Leves - LEL. Hoje, o LEL encontra-se em implantação e parcialmente operacional. Instalado no Parque Tecnológico São José dos Campos (SP), está estrategicamente localizado entre São Paulo e Rio de Janeiro, próximo a importantes pólos industriais e instituições de pesquisa e ensino.
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Redução de peso é essencial para a competitividade em diversos setores da indústria |
A infraestrutura laboratorial do LEL estará preparada para atuar em todas as etapas do desenvolvimento de estruturas leves, desde o projeto, modelagem, simulação, produção experimental, até medições e ensaios, cujos resultados são realimentados para refinamento do projeto.
OBJETIVO
Oferecer P&D&I e serviços técnicos especializados em projeto, desenvolvimento e ensaios de estruturas leves (metálicas, compósitos, híbridas) de forma cooperativa com a iniciativa privada, instituições de P&D e universidades do país e do exterior.
PRINCIPAIS MERCADOS
- Aeroespacial e aeronáutico
- Automotivo
- Petróleo e gás
- Transportes
- Saúde
- Energia
- Infraestrutura
PROJETOS DE PESQUISA
Estruturas aeronáuticas metálicas avançadas
– Objetivos:
- Desenvolvimento de processos de união para redução de peso: soldagem por atrito (FSW), juntas coladas por adesivos, novos prendedores mecânicos;
- Desenvolvimento de processos avançados de conformação: Conformação Superplástica (SPF), Creep Age Forming;
- Caracterização micrográfica e mecânica de corpos de prova (resistência, vida em fadiga);
- Modelagem de juntas (FEM);
- Modelagem de processos de conformação (FEM);
- Aplicação e análise desses processos na fabricação de estruturas aeroespaciais de forma integrada.
– Parceiros:
- IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas
- ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
- POLI (USP) – Escola Politécnica - Universidade de São Paulo
- EESC (USP) – Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo
- FEM-UNICAMP – Faculdade de Engenharia Mecânica - Universidade de Campinas
- FEI – Centro Universitário da FEI
- EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica
Desenvolvimento e aplicação da tecnologia de compósitos em estruturas aeronáuticas
– Objetivos:
- Desenvolver conhecimento tecnológico em processos de compósitos para aplicações aeronáuticas;
- Estudos de caso: redução de peso (10 a 15%) e redução de custo (cerca de 10% ou maior), comparados às estruturas aeronáuticas metálicas usuais;
- Atuar no desenvolvimento completo do produto: engenharia, fabricação, materiais e ensaios.
– Parceiros:
- IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas
- ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
- POLI (USP) – Escola Politécnica - Universidade de São Paulo
- EESC (USP) – Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo
- IEE (USP) – Instituto de Eletrotécnica e Energia – Universidade de São Paulo
- FEG-UNESP – Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP
- FEM-UNICAMP – Faculdade de Engenharia Mecânica - Universidade de Campinas
- EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica
Desenvolvimento dos processos de laminação automatizados em estruturas aeronáuticas
– Objetivos:
- Desenvolver conhecimento tecnológico em processos de laminação automatizados de compósitos, tais como: Tape Laying, Fiber Placement, e outros;
- Aplicar tecnologias selecionadas em uma estrutura aeronáutica usual para avaliar avanços;
- Desenvolver documentos técnicos passíveis de serem utilizados em futuros projetos deste campo;
- Avaliar metodologias, softwares e equipamentos para processos de laminação automatizados.
– Parceiros:
- IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas
- ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
- EESC (USP) – Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo
- EMBRAER – Empresa Brasileira de Aeronáutica
INFRAESTRUTURA
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Organização espacial e áreas de atuação do LEL |
O LEL dispõe de infraestrutura voltada para modelagem e simulação computacional, para produção experimental e para medições e ensaios, oferecendo apoio em todas as etapas do desenvolvimento de estruturas leves. Veja a listagem dos recursos disponíveis em cada área do laboratório:
Compósitos:
– Sala Limpa Classe 9 (ISO 14.644):
- Máquina de Deposição Automática de Fibras (Automated Fiber Placement) (4 m x 3 m)
- Máquina de Laminação Automática de Fitas (Automated Tape Laying) (12 m x 4 m)
- Máquina de Termoconformação de Compósitos (Hot Drape Machine) (6 m x 1,5 m)
- Máquina de Corte de Tecidos CNC (3 m x 1,8 m)
- RTM, VaRTM e Infusão (1,1 m x 0,6 m x 0,4 m)
- Laminação manual
– Oficina:
- Autoclaves (Ø1,0 m x 1,5 m; 450ºC / Ø1,5 m x 4,0 m; 250ºC)
- Estufa para cura fora de autoclave (8 m x 3,5 m)
- Câmara Fria para armazenamento de prepregs e resinas (4,6 m x 3,6 m x 2,5 m)
Metálicos:
- Equipamento de Soldagem por Atrito (Friction Stir Welding) (5-axis, 30kW spindle)
- Prensa de Conformação Superplástica e Conformação a quente (150 t / 1000ºC / 40 bar)
- Centro de usinagem CNC
- Torno mecânico CNC
- Serra
Ensaios e análises:
- Equipamento de ensaios mecânicos (100 kN; câmara térmica (-150ºC a 350ºC)
- Sistema de ensaios mecânicos dinâmicos e estáticos (100 kN e 250 kN; câmara térmica (-120ºC a 310ºC)
- Durômetros
- Ultrassom
- Equipamento para análise de tensão residual
- Câmara de névoa salina
- Câmara para condicionamento climático de corpos de prova (Limites de temperatura: -75ºC a 180ºC / Limites de umidade: 10% a 98% UR)
- Microscópios para análise micrográfica
- Equipamentos de preparação de amostras
- Equipamento de medição tridimensional
- Laser Tracker
Softwares de engenharia
- CATIA V5 – Projeto e modelagem (CAD)
- CAE – FEA (NASTRAN/PATRAN) – Modelagem e simulação por Elementos Finitos
Softwares de simulação de compósitos
- ACE v2 - Advanced Composite Environment – Processo para Laminação Automática (Fiber Placement e Tape Laying)
- Fibersim – Modelagem e Simulação de processos de fabricação em compósitos
- PAM-RTM – Simulação dos processos RTM, VaRTM e Infusão
- SYSPLY – Projeto, análise e otimização de estruturas em material compósito; simulação do comportamento mecânico de estruturas em compósitos; previsão de distorção em materiais compósitos e moldes
ARTIGOS TÉCNICOS
Assessment of automated fiber placement coverage generation algorithms
Wellington Lombardo Nunes de Mello; Rynaldo Zanotele Hemerly de Almeida; Alex Camilli Bottene
Research and development on composites : a strategy to overcome technological challenges
Marco Antonio Grecco D'Elia; Alex Camilli Bottene; Luiz Eduardo Lopes
Experimental evaluation of automated fiber placement manufacturing parameters
Alex Camilli Bottene; Wellington Lombardo Nunes de Mello; Rynaldo Zanotele Hemerly de Almeida
Development of complex shape composite structures – An automated fiber placement application
Alex Camilli Bottene; Wellington Lombardo Nunes de Mello; Rynaldo Zanotele Hemerly de Almeida; Priscila Prado Gomes
INSTITUIÇÕES FINANCIADORAS
- BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)
- FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos)
- FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)
- SDECT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo)
- IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
- Prefeitura Municipal de São José Dos Campos