Laboratrio de Referncias Metrolgicas - LRM


Ultrapurificação de ácido nítrico para análise de traços e ultra-traços, em uma capela de fluxo laminar classificada (Classe 100)
 

O Laboratório de Referências Metrológicas (LRM) foi criado em 1975 com o apoio técnico do National Institute of Standards and Technology (NIST), organismo nacional de metrologia norte-americano, com o objetivo de desenvolver referências metrológicas físicas e químicas em materiais utilizados para a indústria e para universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento.

Atualmente a equipe do LRM dedica-se principalmente ao desenvolvimento de materiais de referência certificados e ao provimento de programas interlaboratoriais de proficiência ao meio técnico, contribuindo com a adequação metrológica de inúmeros laboratórios.

Os Materiais de Referência Certificados pelo LRM, desenvolvidos em conformidade com as guias ABNT ISO 34 e 35, em combinação com a norma ISO 17025, são hoje utilizados em todo o Brasil e em diversos outros países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Índia, Coréia do Sul, Japão, etc.  

A partir de 2012, o LRM passou a prover Programas Interlaboratoriais de Proficiência em ensaios físicos e análises químicas de materiais, em conformidade com a norma NBR ISO 17043, estando hoje disponíveis programas para óleos lubrificantes, aços de alta e de baixa liga e etanol. Todos os programas disponíveis estão cadastrados no sistema The European Proficiency Testing Information System (EPTIS) por meio do Inmetro.


Acesse o catálogo de materiais de referência


Acesse o hotsite do LRM



 
Mais sobre este centro
 
Contatos