Laboratrio de Recursos Hdricos e Avaliao Geoambiental - Labgeo


O Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambiental – Labgeo tem como missão desenvolver projetos de pesquisa aplicada e oferecer serviços tecnológicos especializados nas áreas de recursos hídricos superficiais e subterrâneos, cartografia geotécnica e geoambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento territorial e geoprocessamento. Suas atividades estão dirigidas especialmente para políticas públicas, em atenção a órgãos governamentais, empresas estatais e municípios, bem como empresas privadas que necessitam de estudos e soluções tecnológicas inovadoras para problemas relacionados às interações de obras e empreendimentos com o meio ambiente físico.

Na área de Recursos Hídricos, o Labgeo desenvolveu nos últimos 20 anos diversos trabalhos em apoio aos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) e ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH) de São Paulo, no âmbito da Política Estadual de Recursos Hídricos.Coordenou e participou de diagnósticos da situação dos recursos hídricos de sete Unidades de Gerenciamentos de Recursos Hídricos (UGRHIs) de São Paulo e um da bacia federal do Rio Grande (Minas Gerais / São Paulo). Coordenou a elaboração de 14 Planos de Bacia Hidrográfica de nove UGRHIs de São Paulo. Elaborou diagnóstico como subsídio ao Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental (PDPA) da área de recarga do Sistema Aquífero Guarani no Estado de São Paulo. Constitui o núcleo do Agente Técnico IPT para assessoria ad hoc de projetos financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

 
Em Cartografia Geotécnica e Geoambiental, o Labgeo atua desde os anos 1970 em pesquisas sobre métodos e técnicas para abordagem de processos geodinâmicos externos em planejamento e gestão territorial, com órgãos públicos municipais, estaduais e federais. Foi pioneiro na elaboração de cartas geotécnicas de áreas urbanas no Brasil, nos morros de Santos e São Vicente. Elaborou também as primeiras cartas geotécnicas da cidade de São Paulo, da Região Metropolitana de São Paulo e do Estado de São Paulo, além de outros municípios e regiões no País. Desenvolve atualmente estudos e pesquisas voltados ao planejamento e gestão territorial, por meio de abordagem de características e processos geodinâmicos e de suas correspondentes representações cartográficas, a partir de mapeamento de suscetibilidades, mapeamento de uso e ocupação do solo, zoneamento geoambiental, sistema de informações geográficas (SIG) e geoprocessamento. Consideram-se processos como movimentos gravitacionais de massa, inundação, alagamento, enxurrada, subsidência, colapso do solo, dinâmica costeira e outros, a depender da área de estudo.

A partir da década de 1980, o Labgeo ampliou sua atuação para Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) de empreendimentos de infraestrutura, com órgãos de licenciamento e empreendedores públicos e privados, nas fases de planejamento de rodovias e dutovias e de acompanhamento da construção, como na nova Imigrantes e no Rodoanel Sul, ambos em São Paulo. Coopera atualmente na execução de políticas públicas de prevenção de desastres naturais, em âmbito federal e estadual, com métodos de mapeamento e a elaboração de mais de uma centena de cartas de suscetibilidade em Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Minas Gerais e de aptidão à urbanização em São Paulo, para o Serviço Geológico do Brasil. Desenvolve estudos e pesquisas para a abordagem de características e processos geodinâmicos nos procedimentos de avaliação de impacto ambiental de obras de infraestrutura, por meio de estudos de alternativas tecnológicas e locacionais, delimitação de áreas afetadas, diagnóstico ambiental de áreas de influência, identificação, previsão e avaliação de impactos associados, definição de medidas mitigadoras, formulação de programas de monitoramento e acompanhamento ambiental da construção e operação.

Na área de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, o Labgeo se dedica a estudos e pesquisas para o tratamento de dados e informações geoespaciais para fins de cartografia geotécnica e geoambiental, avaliação de impactos ambientais, planejamento urbano e regional, planejamento municipal, gerenciamento de bacias hidrográficas, zoneamento ecológico-econômico, entre outras aplicações. Compreende métodos e técnicas para modelagem de base de dados temáticos, aquisição, seleção e integração de dados em SIG, geoprocessamento e rotinas para a edição de produtos cartográficos.

A infraestrutura laboratorial do Labgeo conta com hardwares e softwares específicos para as atividades de cartografia digital e de geoprocessamento, além de equipamentos manuais e portáteis para atividades de medição e monitoramento de recursos hídricos e de mapeamento geotécnico de campo, incluindo Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) devidamente licenciado pela ANAC.

Sua equipe de pesquisadores e assistentes é composta por cerca de 30 profissionais de formações diversas, como geologia, geografia, engenharia ambiental, engenharia civil, tecnologia civil, gestão ambiental, matemática e geoprocessamento, além de técnicos de nível médio com larga experiência profissional nas áreas de atuação.


VEJA TAMBÉM:

NotíciaIPT e Secretaria do Meio Ambiente lançam livro que dará subsídios à gestão de um dos maiores aquíferos do país

Você sabia que o IPT elaborou a primeira Carta Geotécnica do País?



 

 
Mais sobre este centro
 
Contatos
  • Laboratrio de Recursos Hdricos e Avaliao Geoambiental LABGEO
  • labgeo@ipt.br
    Tel.: (11) 3767-4362