

Panorama do setor de gerenciamento de reas contaminadas no Brasil
Claudia Echevengu Teixeira; Flavia Gutierrez Motta; Sandra Lucia de Moraes
![]() |
Capa da publicação, baixe o pdf completo abaixo |
Apresentação
O Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo (IPT) é uma empresa vinculada ao Governo do Estado de São Paulo que tem como missão atuar com o desenvolvimento de tecnologias que sejam relevantes para governos e empresas. Desde 2008, o Instituto tem atuado com o desenvolvimento de tecnologias voltadas para diagnóstico e recuperação de áreas contaminadas, por meio do seu Laboratório de Remediação de Áreas Contaminadas (LRAC).
Em 2014 o Instituto realizou um primeiro estudo sobre o setor de Áreas Contaminadas, buscando caracterizar a atuação e as relações dos diferentes atores deste setor – órgãos reguladores, empresas, Institutos de Ciência e Tecnologia. Foi realizado um mapeamento dos contaminantes e das áreas contaminadas do Brasil. A base de informações foi gerada com levantamentos bibliográficos e dados disponibilizados por alguns órgãos reguladores estaduais.
O IPT em parceria com AESAS (Associação das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental) e CETESB ampliaram este estudo para criar o primeiro Panorama do Setor de Áreas Contaminadas no Brasil. O estudo, além de mapear as áreas contaminadas do país, retrata a evolução da tecnologia e as oportunidades de desenvolvimento, caracteriza a atuação técnica e econômica das empresas e as ações dos órgãos ambientais.
Sumário:
1. Definições e conceituação inicial
2. Contexto internacional
3. Histórico e legislação
4. Mapeamento das áreas contaminadas no Brasil
5. Cadeia produtiva
6. Cadeia de conhecimento
7. Desafios e oportunidades do setor frente as tendências mundiais
8. Conclusão
Baixe o pdf completo da publicação abaixo
http://www.ipt.br/centros_tecnologicos/CTGeo/livros/60-panorama_do_setor_de_gerenciamento_de_areas_contaminadas_no_brasil.htm
Soluções