Segmentos de mercado

Pgina inicial do IPT   >   Publicaes   >  Artigos Tcnicos

compartilhe

Influncia de dispersantes nas propriedades reolgicas e coloidais de partculas ultrafinas de minrio de ferro e seu efeito no processo de pelotizao : uma reviso


Sandra Lcia de Moraes; Jos Renato Baptista Lima; Joo Batista Ferreira Neto


Resumo:

O uso de aglomerantes na pelotização a quente de minério de ferro visa cumprir duas funções: (1) aumentar a resistência da pelotantes do aquecimento (resistência verde): (2) evitar o colapso das pelotas durante a “queima”, quando a expulsão dos gases gerados pela vaporização de água tende a destruir a pelota. A bentonita é o aglomerante mais empregado industrialmente, e seu mecanismo de ligação no processo de ganho de resistência da pelota já foi amplamente estudado e compreendido. Várias tentativas de substituição da bentonita na pelotização de minério de ferro recorrem ao uso de aglomerantes orgânicos cuja composição apresente propriedades aglomerantes dispersantes. Assim, esta revisão avalia criticamente o entendimento atual da influência de dispersantes no mecanismo de ganho de resistência das pelotas, através da sua ação nas propriedades reológicas e coloidais dos finos de minério de ferro. Ênfase especial é dada na obtenção de parâmetros para comprovação prática desta ação, no processo de pelotização em escalas de bancada piloto.


Referência:
MORAES, Sandra Lúcia de; LIMA, José Renato Baptista; FERREIRA NETO, João Batista. IInfluência de dispersantes nas propriedades reológicas e coloidais de partículas ultrafinas de minério de ferro e seu efeito no processo de pelotização : uma revisão. In: INTERNATIONAL CONGRESS ON THE SCIENCE AND TECHNOLOGY OF IRONMAKING, ICSTI, 6.; ABM IRONMAKING SEMINAR, 42., ABM IRON ORE SYMPOSIUM, 13., 2012, Rio de Janeiro. Proceedings.... 11p.