

18.07.12
Ideias para metalurgia
Brasmetal e IPT começam a interagir para atuar em busca de oportunidades com projetos voltados à inovação
As diretorias do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e da Brasmetal Waelzholz reuniram-se na sede do IPT na terça-feira, 17 de julho, para discutir a possibilidade de estabelecer parcerias para o desenvolvimento de projetos que possam agregar novas tecnologias às linhas de produtos e processos da empresa.
“Nós queremos ser líderes tecnológicos no Brasil e por isso estamos interessados na colaboração”, afirmou Rainer Theile, presidente da empresa, que tem sede na Alemanha, produz 500 mil toneladas de aços por ano e mantém 1,8 mil empregados com atuação em sete países, incluindo, além do Brasil, Itália, França, Áustria, China e Estados Unidos. As vendas anuais da empresa são de 600 milhões de euros.
![]() |
O pesquisador Mário Boccalini Junior (ao centro) apresenta aos executivos da Brasmetal as instalações do LMMC |
Landgraf também disse que no momento existem novos conceitos em tecnologias de recobrimento de metais, e que o IPT está prospectando o uso de nanopartículas em banhos de eletrodeposição, melhorando as características químicas e mecânicas dos revestimentos, entre outras possibilidades de aplicação.
O diretor de inovação destacou aos visitantes que no caso da nanotecnologia há oportunidades de desenvolvimento de projetos de P&D com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapi), criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para fomentar investimentos em produtos e processos na indústria.
Os executivos da Brasmetal visitaram instalações do IPT que atuam no setor metalúrgico, como o Laboratório de Metalurgia e Materiais Cerâmicos (LMMC), o Laboratório de Corrosão e Proteção (LCP) e o Laboratório de Metrologia Elétrica (LME) – este último realiza a caracterização de aços elétricos, uma importante aplicação na indústria, sobretudo na fabricação de motores elétricos.
A reunião foi acompanhada por pesquisadores do IPT, que fizeram exposições técnicas sobre as capacitações dos laboratórios visitados. Ao final do encontro, o diretor de pesquisa e desenvolvimento da empresa na Alemanha, Peter Rademacher, mostrou interesse em continuar a conversações para efetivar a parceria. “A confiança mútua é muito importante para o trabalho conjunto”, afirmou.