Laboratrio de Engenharia Trmica - LET



Área de engenharia térmica

Combustão industrial, gaseificação, equipamentos de troca de calor, eficiência energética e emissão de poluentes atmosféricos

O IPT avalia diversos equipamentos que empregam combustão, gaseificação e troca de calor, tais como geradores de vapor, caldeiras e fornos industriais, recomendando soluções para a melhoria da eficiência energética e redução das emissões de poluentes atmosféricos. O trabalho do Instituto inclui monitoração dos parâmetros do processo e realização dos balanços de massa e energia, além de elaboração de diagnóstico e recomendações.

Dessa forma, a equipe do IPT analisa a planta produtiva do cliente, caracterizando a situação atual, e avalia melhorias que podem ser implementadas. Onde for possível, realiza intervenção nos equipamentos visando obter as regulagens mais favoráveis do ponto de vista energético e das emissões dos poluentes atmosféricos. No caso da utilização de gaseificadores, acrescenta-se uma análise dos resultados do seu emprego em termos comparativos com outras opções energéticas.


Área de motores, combustíveis e emissões
Avaliação de desempenho e de emissões de combustíveis e motores de combustão interna

O IPT realiza pesquisas em combustíveis derivados de petróleo e alternativos (biodiesel, álcoois leves, gases produzidos a partir de biodigestão e de gaseificação de combustíveis sólidos e líquidos etc.), visando ao desenvolvimento de aplicações inovadoras em motores de combustão interna estacionários e veiculares. Nesse aspecto, destacam-se os estudos e ensaios para adequação do uso de combustíveis, verificando aspectos de desempenho bem como a produção de poluentes atmosféricos. O Instituto está capacitado a realizar ensaios de desempenho e emissões em bancadas dinamométricas e em campo, seguindo as normas técnicas correspondentes. A análise dos resultados obtidos é expressa em um relatório técnico.

Especificamente para combustíveis líquidos, realiza ensaios de avaliação de qualidade de ignição (índice antidetonante e número de cetano) e lubricidade.



 
Mais sobre este centro
 
Contatos
  • LET Laboratrio de Engenharia Trmica
  • let@ipt.br
    Tel.: 11 3767-4798 / 4029