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NT-MPE - Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa


Destinado à resolução de problemas técnicos das empresas brasileiras, principalmente as de pequeno e médio porte, por meio de ações de extensão tecnológica e eventualmente de desenvolvimento, no sentido de torná-las cada vez mais competitivas e fortalecê-las para conquistar novos mercados, inclusive os internacionais. Atende empresas individuais e de APL – Arranjo Produtivo Local, dos mais variados setores industriais.

Principais atividades:
Melhoria de processo e produto com laboratório móvel
Laboratório móvel do IPT
 

• PRUMO
– Projeto Unidades Móveis. Consiste em um atendimento voltado para o fortalecimento tecnológico das empresas, principalmente as micro e pequenas, criando condições de evolução de processos produtivos, melhoria de qualidade dos produtos e a obtenção de inovações incrementais nas empresas. O atendimento leva às empresas um laboratório móvel, dotado de equipamentos para realização de ensaios e experimentos. As unidades são operadas por uma equipe formada por um engenheiro e um técnico, que vão às fábricas, durante dois dias, para diagnosticar e resolver os principais problemas tecnológicos, em relação às matérias-primas, processos e produtos.

Setores atendidos:

  • Transformação de Plástico,
  • Madeira e Móveis,
  • Transformação de Borracha,
  • Couro e Calçados,
  • Cerâmica,
  • Tratamento de Superfícies

Exportação
• PROGEX
- Programa de Apoio Tecnológico à Exportação. Tem como objetivo fortalecer no campo da tecnologia, principalmente, as micro, pequenas e médias empresas brasileiras. Contribui para sua inserção e ampliação no mercado internacional e, simultaneamente, reduzir seu índice de mortalidade como exportadora. O foco do programa está na adequação de produtos para atender às exigências específicas de um determinado mercado externo, frente a aspectos como:
  • melhoria da qualidade,
  • redução de custos,
  • embalagem,
  • design,
  • atendimento às normas técnicas,
  • qualificação técnica para certificações internacionais,
  • cumprimento de exigências e superação de “barreiras técnicas”.

Mercado interno
• QUALIMINT
– Qualificação técnica para aprimoramento de produtos, de diversos setores, visando o mercado interno. Tem como objetivo contribuir para o aumento de competitividade da empresa, satisfazendo os níveis de exigência do mercado nacional e, sempre que possível, elevando seus padrões técnicos para enfrentar a concorrência de produtos similares estrangeiros. O atendimento procura priorizar os seguintes aspectos:
  • Qualificação técnica para certificação nacional (Cgcre/Inmetro, Anvisa, etc.)
  • Atendimento às normas técnicas nacionais,
  • Atendimento aos regulamentos dos órgãos governamentais, como Agências Reguladoras e Ministérios.

Gestão da Produção
• GESPRO
– Gestão da Produção. Consiste em atendimento tecnológico voltado à identificação e solução de principais gargalos na produção. Envolve aspectos como:
  • prazo de entrega,
  • custos,
  • produtividade,
  • balanceamento da produção,
  • fluxograma industrial

Produção mais Limpa
• PROLIMP
– Produção mais limpa. Ações para adoção de tecnologias mais limpas ou melhoria de processos visando à redução de emissões (gasosas ou líquidas) e de rejeitos de produção, ao consumo racional de matérias-primas, água e energia, à destinação correta e reciclagem de resíduos, e ao atendimento às normas e regulamentos ambientais.


O atendimento tecnológico à micro, pequena e média empresa conta, quando possível, com recursos não reembolsáveis de no máximo 90%, cabendo à empresa atendida uma contrapartida de no mínimo 10% do valor do atendimento.



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