1899

Criação do Gabinete de Resistência dos Materiais pelo Dr. Antônio Francisco de Paula Souza

 

 

Manual de Resistência dos Materiais – primeira compilação de ensaios para avaliação da qualidade e resistência dos materiais na construção civil

 

Introdução da Metalografia Microscópica no Brasil

 

 

1910

Pesquisas das propriedades de cimentos de fabricação nacional e da dosagem e confecção de concreto

 

 

 

Estudos metalográficos que subsidiaram a fabricação em escala industrial de tubos de ferro fundido centrifugado, para sistemas de água e esgoto

 

 

 

Estudo de galeria para águas pluviais, em concreto armado

 

 

 

Estudos dos materiais para a construção do prédio Guinle - primeiro grande edifício de concreto armado de São Paulo

 

 

1920

As pesquisas do LEM ajudaram fundar a primeira fabrica moderna de cimento portland do Brasi

 

 

Estudo dos materiais e da fundação para a construção do Edifício Martinelli - primeiro arranha céu do Brasil

 

 

Em 1926, o engenheiro Ary Frederico Torres cria o Laboratório de Ensaios de Materiais (LEM)

 

Apoio tecnológico às grandes empresas ferroviárias do Estado de São Paulo e do país - São Paulo Railway, Paulista, Mogiana, Sorocabana, Central do Brasil e Carajás

 

 

 

1930

Estudos das propriedades das madeiras brasileiras com o objetivo de conhecer as espécie e as possíveis aplicações

 

 

Projeto, produção e controle de qualidade de materiais bélicos utilizados na Revolução Constitucionalista de 1932

 

 

Em 1934, o Laboratório de Ensaios de Materiais é transformado em Instituto de Pesquisas Tecnológicas por Ary Torres

 

 

Assistência tecnológica à pavimentação de ruas da cidade de São Paulo

 

 

Responsável pelos ensaios do gás da iluminação da cidade de São Paulo

 

 

Laboratório Estadual de Pesos e Medidas - responsável pela metrologia no estado São Paulo

 

Estudos para a edificação das Marquises do Jóquei Clube de São Paulo

 

Estudo para a construção dos modernos edifícios do Banco do Estado de São Paulo

 

 

Pontes ferroviárias e rodoviárias - Ponte Pênsil Alves Lima em Chavantes - SP / PR

 

 

1940

Usina de Chumbo de Apiaí - a primeira iniciativa do governo de incrementar a indústria extrativista brasileira

 

 

Participou do projeto e da construção das primeiras auto-estradas brasileiras - Via Anchieta, Anhanguera e outras

 

 

Apoio tecnológico as grandes siderúrgicas nacionais – Cia Siderúrgica Nacional, Cia Vale do Rio Doce, Cia Siderúrgica de Tubarão, COSIPA, Usiminas, entre outras

 

 

Gasogênio a carvão de madeira - combustível alternativo para veículos movidos à gasolina no período de guerra

 

Primeira usina metalúrgica paulista no IPT possibilitou o desenvolvimento da indústria metalúrgica no país


Desenvolvimento e construção de planadores e equipamentos para a indústria aeronáutica - Planalto e Paulistinha

 

 

Apoio tecnológico à construção de uma rede de aeroportos nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do País

 

 

O Instituto de Pesquisas tecnológicas é transferido para a Cidade Universitária - Butantã

 

 

1950

Estudos dos escorregamentos em taludes naturais nos morros de Santos

 

Construção do tanque de prova naval para pesquisas de hidrodinâmica de navios e propulsores - Parceria com a Marinha brasileira

 

 

Os estudos em argilas possibilitaram o desenvolvimento da indústria cerâmica no Brasil

 

 

 

Apoio técnico a construção de barragens e das usinas hidroelétricas brasileiras - Usina de Paulo Afonso e Jupiá

 

 

Estudo Geológico na área do futuro Distrito Federal em Brasília - GO

 

Ensaios da gasolina nacional para  conformidade com a especificação do CNP

 

 

1960

Construção do Túnel de cavitação único laboratório do país para estudo de cavitação de propulsores de embarcação – apoio a industria naval

 

 

Estudos geológicos e geotécnicos na barragem de Saracuruna

 

Ensaios de cisalhamentos diretos “in situ”, nas hidroelétricas brasileiras, tornaram- se referência internacional, constituindo- se um dos principais marcos da evolução da Mecânica das Rochas do País

 

 

O IPT foi pioneiro na utilização de máquinas de comando numérico no país, prestando  assistência tecnológica à indústria nacional – Laboratório de Máquinas - Ferramentas

 

 

Apoio tecnológico às obras da construção da Rodovia Presidente Castello Branco

 

 

 

Inspeções geológicas nos escorregamentos na Serra da Arara e prova de cargas em pontes na via Dutra

 

Ensaios de resistência e de agressividade das águas ao concreto utilizados na construção dos metros do Rio de Janeiro e de São Paulo

 

 

 

 

1970

Controle tecnológico da usina hidrelétrica de Ilha Solteira

 

 

Apoio tecnológico para a construção da rodovia dos Imigrantes e ponte Rio-Niterói

 

 

Assistência tecnológica às indústrias paulistas de calçados

 

 

Desenvolvimento de projetos de aproveitamento de fontes renováveis de energia - Projeto Integrado Açúcar e Álcool e Projeto de Apoio ao Pro-Álcool

 

Execução de ensaios e desenvolvimento de processo para a COHAB–SP, visando à redução dos custos de construção para habitação popular.

 

Apoio tecnológico à Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional

 

Controle de qualidade de aparelhos de apoio elastoméricos

 

Desenvolvimento e produção de peças para aeronaves da EMBRAER

 

Desenvolvimento de métodos, processos e fabricação de peças da alta precisão para as pequenas e médias empresas

Estudos experimentais do comportamento do navio em ondas

 

1980

Participação no plano de Recuperação da Serra do Mar - desenvolvimento de embalagem de gelatina nutritiva para sementes

 

Desenvolvimento de materiais de construção reforçados com fibras vegetais, visando a redução de custos

 

Inovação e aprimoramento de tecnologias na área de segurança contra incêndio

 

Conforto ambiental – acústico, térmico e iluminação

 

Desenvolvimento de tecnologias à prevenção e correção de problemas de assoreamento e erosão

 

Pesquisa em madeiras de reflorestamento para mobiliário e construção civil - eucalipto e pinus

 

Monitoração de cravação dinâmica de estacas offshore

 

1990

Corrosão - Recuperação da ponte pênsil de São Vicente e do viaduto Santa Efigênia

 

Desenvolvimento de liga de alumínio para cabeçotes de motores automotivos, aumentando a resistência mecânica do cabeçote em 50% - Ford

 

Construção da primeira centrifuga para ensaios de modelos reduzidos no país - Parceria Fapesp

 

Desenvolvimento de plástico biodegradável

 

Avaliação de produtos de consumo para o Inmetro, Procon e IDEC - revestimentos anti- aderentes, luvas, preservativos masculinos e diafragmas

 

Controle da qualidade de embalagens

 

Programa de apoio tecnológico para a exportação produtos (Sebrae-SP/Finep/SD)

 

PRUMO – nova forma de atendimento tecnológico às micro e pequenas empresas (Sebrae-SP/Finep/Fapesp/SD)

 

2000

Microencapsulação de sulfato ferrosos – enriquecimento da farinha de trigo para uso ao combate a anemia ferropriva

 

Pré-Sal (Petrobras) – Apoio tecnológico às atividades desenvolvidas abaixo das camadas de rochas salinas no fundo do oceano

 

Avaliação de impactos ambientais e proposição de ações de melhoria para instalação do trecho Sul do Rodoanel

 

Apoio tecnológico para restauração e conservação de patrimônios históricos - Catedral de Brasília (DF) e Estação da Luz (SP)

 

Investigação das causas do acidente ocorrido na linha amarela do metrô de São Paulo

 

Estudos sobre a ação do vento em plataformas de petróleo, edificações e instalações industriais

 

Sistemas inteligentes de transportes nas rodovias paulistas: Apoio tecnológico a fiscalização nas rodovias concessionadas do Estado de São Paulo

Aos 110 anos o IPT investe firme na capacitação tecnológica para dar respostas consistentes aos desafios paulistas e nacionais do século XXI.

Consolida uma nova fase, ampliando sua atuação em nanobiotecnologia, microscopia eletrônica, novos materiais e bioenergia. Com foco em inovação e pesquisa o IPT se prepara para ser um elo qualificado entre universidades, centros de pesquisa e setor empresarial.

Nosso orgulho é olhar para trás e ver todo esse legado. Nosso desafio é olhar para frente e continuar apoiando o desenvolvimento do pais.