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Voc sabia? Que o IPT foi um dos pioneiros no campo da aviao?



Desde o início da década de 30, o IPT pesquisou as aplicações tecnológicas das madeiras nacionais, inclusive para a indústria aeronáutica. A partir de 1939, fabricou cerca de 1.500 hélices de madeira e manteve uma fábrica de contraplacados, produtos que acabaram sendo adotados por muitos aviões fabricados no país na década seguinte.
Orthon Hoover no primeiro Bichinho, sobre Rio Claro, em 1941. Fonte: Acervo Histórico IPT
 

Nos anos 40, o IPT projetou e construiu pelo menos 20 diferentes protótipos de planadores a aviões, que serviram de apoio à organização em São Paulo da Companhia Aeronáutica Paulista (CAP). A CAP produziu em escala industrial, a partir de 42, o planador Planalto e o avião monomotor Paulistinha, desenvolvidos pelo Instituto. Durante a Segunda Guerra Mundial, a CAP produziu aviões de treinamento para os aeroclubes da época. O IPT participou da instrução dos pilotos, inclusive com os planadores fabricados em suas oficinas.

O IPT realizou também pesquisas e estudos sobre os mais variados itens e produtos para a aviação, como amortecedores e trens de pouso, cavernas de madeira laminada para fuselagens, longarinas e nervuras, motores, aplicação de material plástico à indústria aeronáutica. Além disso, apoiou a construção de diversos aeroportos nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, realizando, por exemplo, o teste dos materiais utilizados na construção do aeroporto Santos Dumont (RJ), em 1939.

Atualmente, o IPT está voltando a atuar intensamente nessa área, com a criação do Laboratório de Estruturas Leves em S. José dos Campos, para a pesquisa de novos materiais, como ligas metálicas e compósitos de carbono, fundamentais para a fabricação das aeronaves do futuro.

Quer saber mais o que o IPT fez nesses 110 anos? Veja a linha do tempo.

 
  • Protótipos
 

 
  • Aviões e planadores
 

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