Pgina inicial do IPT   >   Sobre o IPT   >  Qualidade

Sobre o IPT


Qualidade


Conheça aqui o sistema de gestão da qualidade implantado no IPT, sua política da qualidade, sua certificação conforme a ISO 9001 e a acreditação de calibrações e ensaios.

POLÍTICA DE GESTÃO DA QUALIDADE IPT

Buscar a melhoria contínua e estimular as inovações dos processos por meio da manutenção e aprimoramento de um sistema de gestão da qualidade eficaz, que tenha foco no cliente e que atenda aos requisitos das normas pertinentes, valorizando a capacitação e o comprometimento de todo o pessoal bem como a contínua adequação de métodos e equipamentos.

O sistema de gestão da qualidade IPT fornece diretrizes para o cumprimento dos requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO 9001. A depender do processo produtivo, atende a requisitos complementares:

- Ensaios e calibrações: norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.
- Produção de materiais de referência: norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e ABNT ISO Guia 34.
- Produção de areia normal: norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 e norma ABNT NBR 7214.
- Provedor de ensaio de proficiência: norma ABNT NBR ISO/IEC 17043.


Participação em redes laboratoriais (Cgcre e Remesp)

O IPT tem os laboratórios com ensaios e calibrações acreditados, conforme a NBR ISO/IEC 17025:2005 – Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração, pela Rede Brasileira de Calibração (RBC/Cgcre) e Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE/Cgcre). Há, ainda, serviços reconhecidos pela Rede Metrológica do Estado de São Paulo (Remesp).

Todos os processos refletem o reconhecimento da competência e capacidade do laboratório para a realização de medições tecnicamente válidas.

A Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), pertencente ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que gerencia o Sistema Brasileiro de Certificação (SBC), ao acreditar um laboratório, reconhece sua competência técnica e seu sistema de gestão da qualidade, garantindo a rastreabilidade a padrões adequados de medição. Este Instituto é o representante do país no International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC).

Para visualizar os certificados e respectivos escopos dos laboratórios acreditados do IPT, acesse o link Certificados (menu à direita).

http://www.ipt.br/institucional/qualidade/certificados


Certificação ISO 9001

Informamos que o IPT desenvolveu e implantou seu sistema de gestão da qualidade e há mais de 10 anos possui certificação ISO 9001, concedida pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV). Esta certificação demonstra que os processos produtivos ocorrem de modo controlado e sistemático.

A FCAV é um organismo certificador de sistemas de gestão acreditado pelo Cgcre/Inmetro e membro de The International Certification Network (IQNet), relevante fórum internacional de organismos certificadores.

O sistema de gestão da qualidade do IPT prevê, ainda, que os laboratórios sigam a NBR ISO/IEC 17025:2005 – Requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração. Atender a esta norma significa que o laboratório, além de possuir implantado um sistema de gestão da qualidade, possui também competência técnica.

Abaixo, encontra-se a declaração completa sobre o sistema de gestão da qualidade IPT.

O certificado emitido pela FCAV, o anexo deste certificado contendo as áreas abrangidas e o certificado IQNet também podem ser visualizados abaixo.

 
Mais sobre o IPT