Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  13.12.11

Segurana em bilhetes lotricos


Laboratório de Celulose e Papel executa ensaios para raspadinhas fornecidas à Caixa Econômica Federal e Loterias dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais


Fonte: Boletim Novidades Lotéricas

A questão da segurança dos bilhetes lotéricos é importante para garantir a credibilidade deste produto. A Valid, empresa responsável pela impressão dos bilhetes de loteria instantânea da Caixa Econômica Federal, Loteria do Estado do Rio de Janeiro e Loteria do Estado de Minas Gerais, submete por amostragem para análise junto ao Laboratório de Papel e Celulose, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, os bilhetes que serão distribuídos pelas loterias.

A Valid solicita que o IPT analise a possibilidade de leitura dos dados constantes nos painéis sigilosos (área raspável), sem prévia raspagem da camada de tinta que os recobre, empregando as seguintes técnicas: delaminação do papel suporte; visualização com lente magnética; visualização sob luz refletida; visualização sob luz transmitida; visualização por raios-X e visualização sob luz rasante.

Após análise, o IPT emite laudo informando se os bilhetes de loteria instantânea apresentaram ou não revelação dos dados sigilosos.

A reportagem do BNL teve acesso a dois laudos emitidos pelo Instituto para bilhetes da Caixa e da Loterj. Impressiona o nível de complexidade da análise destes bilhetes.