Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  21.03.17

Emisses industriais e inovao


Recurso à inovação contra emissões de poluentes é proposto em artigo de pesquisadores do IPT


Os pesquisadores Gerhard Ett e Renato Vergnhanini, do Laboratório de Energia Térmica do IPT, produziram um artigo técnico intitulado ‘Emissões Industriais de Poluentes Gasosos – a Razão para a Inovação em Nossas Indústrias’. O artigo foi publicado pela revista especializada ‘Tratamento de Superfície’, edição número 201, de 2017.

Os autores levam em conta que um grande desafio da indústria moderna é “desenvolver processos mais limpos, de menor custo e mais eficientes”. Com o advento da chamada Indústria 4.0, projeta-se um grande aumento de competitividade entre as empresas e as grandes estão se preparando para isso, mas, alertam os autores, “as micro e pequenas também devem se preparar e estarem atentas a oportunidades que já existem”.

Para os dois pesquisadores, investir na área ambiental poderá tornar-se um diferencial de mercado aos olhos do consumidor, pois tem o apelo da sustentabilidade. “Procuramos demonstrar as emissões gasosas de duas áreas muito importantes da economia com as quais nosso setor convive, que são responsáveis por uma importante porcentagem do PIB brasileiro: o setor automotivo e o industrial em geral”, afirmam eles.

Leia abaixo o artigo na íntegra: