Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  12.04.17

Uniformes escolares


IPT desenvolve manual de especificações para uniformes com diretrizes que visam conforto, durabilidade e desempenho


As pesquisadoras Rayana de Queiroz e Gabriele de Oliveira, do Laboratório de Tecnologia Têxtil do IPT, e a então estagiária Patrícia Muniz (hoje, bolsista do Programa Novos Talentos do Instituto) desenvolveram o ‘Manual de Especificações para Uniformes Escolares’, estabelecendo parâmetros de durabilidade, desempenho e conforto para as peças de estudantes de até 14 anos de idade.

Após analisar antigos editais de licitações públicas para a compra das peças, verificou-se que algumas das regras já estavam obsoletas e as diretrizes necessitavam de renovação. A partir daí, as pesquisadoras desenvolveram um estudo dos tecidos e desempenho das peças para estabelecer novas recomendações. O resultado foi a revisão das regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) NBR 15.778/2009 e NBR 16.365/2015.

O manual é gratuito e está disponível aqui para download. Rayana declarou ao Diário Oficial que “o texto contempla órgãos públicos e fabricantes de todo o País e será atualizado em conjunto com as revisões da ABNT” e ressalta que “além de as empresas passarem a produzir com mais qualidade, a atenção às especificações promove a conscientização do usuário sobre os requisitos aos quais o uniforme pode e deve atender, principalmente em termos de durabilidade, segurança e conforto, dando poder para questionar se o material não estiver atendendo a alguma necessidade”.

Leia abaixo a reportagem na íntegra publicada pelo Diário Oficial.