Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  12.06.17

Resduos slidos na Rdio Bandeirantes


Pesquisadores do IPT foram entrevistados para falar de coleta seletiva e tratamentos alternativos


Foi ao ar no dia 4 de junho, no programa Bandeirantes Acontece da Rádio Bandeirantes, uma entrevista com os pesquisadores Cláudia Teixeira, do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas, e Rogério Parra e Mara Dantas, do Laboratório de Embalagem e Acondicionamento. O tema foi a gestão e a responsabilidade sobre os resíduos sólidos urbanos, isto é, o lixo gerado pela população em geral e o que deve ser feito dele.

Cláudia falou sobre a coleta seletiva: como separar os resíduos, o que é, de fato, reciclado, e o que segue para o descarte comum. Além disso, comentou como é feita a coleta em diferentes cidades e as alternativas para gerar menos lixo.

As sacolinhas plásticas de supermercado, que entraram na pauta da discussão pública quando tiveram sua distribuição proibida em supermercados e lojas da capital de São Paulo, foram o tema da entrevista de Parra e Mara. Eles falaram de sua composição, dos diferentes tipos de sacos e sacolas e de como fazer a sua disposição.

A reportagem foi resultado do encontro entre pesquisadores e jornalistas de diversos veículos que vieram ao Instituto no dia primeiro para a segunda edição do Workshop IPT para Jornalistas. Além de Cláudia e Parra, participaram também do evento os pesquisadores Sandra Moraes, Leticia Macedo, Debora Linhares e Ademar Ushima.

Nesta edição, intitulada ‘Os desafios do lixo urbano’, a discussão girou em torno da responsabilidade compartilhada do lixo - cidadãos, indústria e poder público -, coleta seletiva e tratamentos alternativos para resíduos, como incineração e biodigestão. O projeto do Plano Regional de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos da Baixada Santista, que está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas do IPT, também foi pauta do debate.

Ouça a reportagem na íntegra.