Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  04.09.17

Barulho em So Paulo


Programa da Band mostra como a poluição sonora afeta a população das grandes cidades e fala sobre a instalação de dois equipamentos criados pelo IPT para medição de ruídos


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível de ruído recomendável para a audição é de até 50 decibéis (dB), mas este limite é facilmente ultrapassado nas vias de grandes cidades como São Paulo. Ruídos de alta intensidade podem causar perda auditiva, estresse e outros problemas de saúde: em uma reportagem exibida no programa Café com Jornal, da Band TV, no dia 29 de agosto, o pesquisador Marcelo de Mello Aquilino, do Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios do IPT, discutiu o tema da poluição sonora nas grandes cidades e sugeriu algumas medidas para mitigar o problema.

Aquilino explicou que uma das fontes de barulho é o atrito entre os pneus e o asfalto. A escolha de formulações asfálticas mais ‘silenciosas’ para a pavimentação pode auxiliar a diminuir o problema, assim como mudanças nos projetos de partes e peças de veículos, como o desenvolvimento de escapamentos mais silenciosos, e a educação ambiental.

Para mostrar, em tempo real, o nível de barulho a que população da capital paulista está sendo exposta, a reportagem mencionou a instalação de dois equipamentos de medição de ruído que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) concederá à cidade de São Paulo. Apelidados de ‘barulhômetros’, os totens compostos por painel luminoso e sistema de medição de ruído e controle serão instalados no Parque do Ibirapuera, ao lado da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz), e no Largo da Batata, visando conscientizar a sociedade a respeito do problema da poluição sonora no ambiente urbano.

Clique aqui e assista à reportagem.