Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  24.04.18

Inovao e produtividade


‘Pouca inovação e baixa produtividade, os males do Brasil são’ é o título de artigo de diretores do IPT publicado pela Folha de S.Paulo


Iniciativas de compartilhamento de riscos envolvendo inovação permitiram ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) aumentar a participação da sua receita com projetos inovadores, em parceria com empresas, de 11% em 2011 para 40% em 2017. Ao mesmo tempo foram mantidas importantes ações de apoio metrológico a dez mil empresas, nos últimos sete anos, além de apoio tecnológico a 140 municípios. O Governo do Estado de São Paulo apoia economicamente essas iniciativas do IPT, em um modelo semelhante aos usados pelos governos dos países como Alemanha.

“Na maior parte do mundo, a produção científica é gerada em universidades, com forte subsídio público. A inovação tecnológica se dá principalmente nas empresas, pois são elas que enfrentam os desafios e os riscos de transformar ideias em processos e produtos. Diz a lenda que falta ao empresariado brasileiro mais apetite ao risco de enfrentar esses desafios”: partindo destas reflexões o diretor-presidente do Instituto, Fernando Landgraf, e o de Negócios, Mário Boccalini, produziram o artigo intitulado ‘Pouca inovação e baixa produtividade, os males do Brasil são’ publicado pelo jornal Folha de S. Paulo na edição do dia 24 de abril.

Leia abaixo o artigo na íntegra: