Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  07.05.18

Cimento mais sustentvel


Projeto para aproveitamento de resíduos de construção e demolição, em uma parceria da InterCement com o IPT, é tema de vídeo


Empresa que atua na produção de cimento e derivados, a InterCement desenvolve desde 2013 com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) um projeto que pretende tornar economicamente viável um cimento desenvolvido a partir de resíduos de construção e demolição, também conhecidos pela sigla de RCD. O estudo é o tema de um vídeo recém-lançado que detalha a tecnologia empregada para o aproveitamento destes materiais, e a sua aplicação em uma via localizada na Região Metropolitana de São Paulo para a avaliação de desempenho.

Para a execução do projeto, as equipes técnicas coletaram diversos resíduos na Grande São Paulo – cerâmica vermelha de olarias; concreto obtido em concreteiras da InterCement; cimentícios de usinas de reciclagem; mistos de áreas de transbordo e triagem, e solo urbano de áreas de aterro – e a eles agregaram materiais suplementares cimentícios. “Este conjunto de materiais processados e ensaiados permitiu obter o cimento de RCD”, explica o pesquisador responsável pelo Laboratório de Materiais de Construção Civil do IPT, Valdecir Quarcioni.

Amostras do cimento sustentável, também conhecido como ‘cimento verde’, foram utilizadas para a pavimentação de uma via na cidade de Guarulhos, em parceria com a Proguaru – Progresso e Desenvolvimento de Guarulhos, a fim de avaliar o desempenho das misturas.

Veja abaixo o vídeo produzido pela InterCement com mais informações sobre o projeto: