Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  11.05.18

Incndios em So Paulo


“Parte importante dos sistemas de proteção contra incêndios é mal projetada e mal instalada”, diz pesquisador do IPT em entrevista na Folha de S.Paulo


“O aprendizado da cidade de São Paulo com os incêndios se dá de maneira lenta, incompatível com a magnitude do problema que se enfrenta aqui. E cidade não são apenas as autoridades, mas todos os envolvidos no processo de produção dos edifícios, no projeto, na construção e na manutenção”, afirma o pesquisador responsável pelo Laboratório de Segurança a Fogo e a Explosões do IPT, Antonio Fernando Berto, em entrevista para o jornal Folha de S.Paulo publicada no dia 10 de maio.

Engenheiro civil com 42 anos de experiência em proteção contra incêndios, Berto chama a atenção na entrevista para o fato de que parte preponderante da insegurança já existia desde a concepção, projeto e construção do edifício Wilton Paes de Almeida, no centro da capital paulista, e ameaçava a todos que ali estiveram presentes em suas ocupações anteriores.
Insegurança já existia desde a concepção, projeto e construção do edifício Wilton Paes de Almeida, afirma pesquisador do IPT
 
“A concepção do sistema estrutural do edifício era precária e já seria capaz de definir a ruína em qualquer situação de incêndio, mesmo que este tivesse se restringido a um único pavimento. Parte importante dos sistemas de proteção contra incêndio na cidade é mal projetada, mal instalada e mal conservada”, afirma ele, ressaltando ainda os problemas existentes em outras construções na cidade.

Regulamentação do Corpo de Bombeiros, poder de interdição e orientações a serem seguidas pelos responsáveis pela segurança nos edifícios são outros temas discutidos pelo pesquisador.

Confira abaixo a entrevista na íntegra: