Pgina inicial do IPT   >   Imprensa   >  IPT na mídia



IPT na mdia



compartilhe


  10.05.18

Espelhos e riscos de incndio


Pesquisador do IPT fala ao programa ‘Mais Você’ sobre riscos de incêndios causados por reflexão ou refração da luz por espelhos e lentes


Na terça-feira, dia 08 de maio, o programa ‘Mais Você’, da TV Globo, exibiu uma reportagem sobre os perigos dos incêndios gerados pela exposição à luz solar de objetos como espelhos, lupas e lentes. Os riscos de acidentes são geralmente esquecidos, ou até mesmo desconhecidos, quando comparados aos provocados por instalações elétricas e velas, origens mais comuns de incêndios domésticos.

A matéria teve como mote o caso recente de uma telespectadora que enviou um vídeo para a produção do programa, no qual uma almofada teve parte de seu tecido queimado por conta da proximidade com um espelho de mesa, ambos dispostos ao lado da janela de um quarto.

Mario Leite Pereira Filho, pesquisador responsável pelo Laboratório de Equipamentos Elétricos e Ópticos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), demonstrou o efeito da incidência da luz através de uma lupa em papéis e espumas, que pegaram fogo. Ele explicou que espelhos planos não oferecem perigo, ao contrário de lentes e espelhos convergentes. “Quem tem esse tipo de espelho, muito usado para maquiagem, não pode deixá-lo próximo a sofás, camas, ou onde há papel e tecido. Pode provocar não só incêndios, mas queimaduras, caso [os raios] atinjam a pele, por exemplo”, explicou.

Confira a reportagem na íntegra!