Ps-graduao IPT


compartilhe

Mestrado em Habitao: Planejamento e Tecnologia


Mestrado Profissional no IPT

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas, com sua longa atuação prestando serviços tecnológicos em suas áreas de especialização a empresas, públicas e privadas, e órgãos do governo e da sociedade, foi uma das primeiras instituições a vislumbrar o potencial do Mestrado Profissional em transformar a capacidade de geração de pesquisa e inovação fora das universidades.

Assim, introduziu, já em 1998, os cursos de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Habitação. Posteriormente, foi criado o Programa em Processos Industriais.

Os docentes dos MPs do IPT têm, além da titulação de Doutor, experiência prática em projetos de pesquisa inovadores e prestação de serviços tecnológicos em processos e métodos no estado da arte, facilitando o diálogo com seus alunos.

O corpo discente dos MPs do IPT é caracterizado pela expressiva experiência profissional da maioria dos seus membros.

O Programa de Mestrado Profissional em Habitação proporciona ao aluno todo o conhecimento acumulado no IPT na área de construção habitacional, envolvendo desde aspectos tecnológicos relacionados à engenharia e projeto, como também aspectos mais gerais de planejamento habitacional e políticas habitacionais e urbanas.

Objetivo:

O curso tem como objetivo a promoção da pesquisa aplicada, integrando conhecimento tecnológico e atividade profissional na área de habitação. Compartilha com o aluno a cultura tecnológica e conhecimentos técnicos na sua área específica de trabalho e enfatiza, no processo de aperfeiçoamento do aluno, o trato de questões práticas profissionais.


Público alvo:


O público alvo do Mestrado Profissional em Habitação é constituído por profissionais com formação superior em diversas áreas do conhecimento, abrangendo:

- Profissionais atuantes nos setores de planejamento, projeto e produção habitacional e nas áreas correlatas;

- Profissionais de instituições municipais, estaduais e federais atuantes em áreas associadas à concepção, produção ou planejamento habitacional;

- Profissionais de empresas produtoras de materiais, componentes e sistemas construtivos;

- Profissionais de agências financeiras e promotoras de habitação e profissionais do ensino superior;

- Professores de ensino superior ligados à engenharia, arquitetura e urbanismo e também de outras áreas.

Infraestrutura:

Nos campos específicos da habitação e da construção civil, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, através de suas pesquisas e de seus laboratórios, desenvolve novos materiais, analisa o comportamento de estruturas e elementos estruturais e o desempenho de materiais, componentes, sistemas construtivos, instalações prediais segurança contra incêndio, assim como avalia projetos e elabora diretrizes para seu aperfeiçoamento. Elabora, também, estudos e projetos de saneamento ambiental e realiza estudos e observações experimentais em fundações e obras geotécnicas em geral, além de avaliar impactos ambientais de empreendimentos. Verifica, ainda, o desempenho de pavimentos e sistemas de impermeabilização. Na área de informática, desenvolve instrumentos e recursos computacionais para a construção civil.

Muitas das disciplinas oferecidas contam com apoio laboratorial, para complementação das aulas teóricas. Os laboratórios são continuamente modernizados por meio de convênios com entidades de fomento à pesquisa bem como com recursos de fundos setoriais de desenvolvimento.

Os alunos do programa que necessitem de experimentos ou avaliações em laboratório para desenvolvimento de seu Trabalho Final contam com o apoio do programa para sua realização em parceria entre empresas e o IPT. Dentre os principais laboratórios do Instituto relacionados à área da construção civil e afim, podem ser destacados os seguintes:

- Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos: equipado para realização de avaliações em componentes (blocos, tijolos, esquadrias etc) e sistemas construtivos (alvenaria, madeira, gesso acartonado etc) empregados na construção civil.

- Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios: neste laboratório destacam-se as câmaras acústicas (anecóica e reverberante) que permitem a avaliação em escala real de componentes da construção civil.

- Laboratório de Instalações Prediais e Saneamento: tem capacidade de avaliar os diversos componentes elétricos e hidráulicos das instalações prediais, com destaque para a avaliação da conformidade e atendimento às exigências de eficiência energética de aquecedores de água (elétrico e solar). Em 2012 entrou em operação um simulador solar, o que pode ampliar a gama de trabalhos de Mestrado nesta área.