Pgina inicial do IPT   >  Ps-graduao IPT  >  Mestrados Profissionais  >  Mestrado em Processos Industriais   >  Introduo

Ps-graduao IPT


compartilhe

Mestrado em Processos Industriais


Mestrado Profissional no IPT

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas, com sua longa atuação prestando serviços tecnológicos em suas áreas de especialização a empresas, públicas e privadas, e órgãos do governo e da sociedade, foi uma das primeiras instituições a vislumbrar o potencial do Mestrado Profissional em transformar a capacidade de geração de pesquisa e inovação fora das universidades.

Assim, introduziu, já em 1998, os cursos de Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Habitação. Posteriormente, foi criado o Programa em Processos Industriais.

Os docentes dos MPs do IPT têm, além da titulação de Doutor, experiência prática em projetos de pesquisa inovadores e prestação de serviços tecnológicos em processos e métodos no estado da arte, facilitando o diálogo com seus alunos.

O corpo discente dos MPs do IPT é caracterizado pela expressiva experiência profissional da maioria dos seus membros.


O Programa de Mestrado Profissional em Processos Industriais foi criado em 2002 com o objetivo de responder a uma demanda do setor industrial para formar profissionais do mercado que tivessem uma sólida experiência acadêmica e ao mesmo tempo vislumbrassem soluções inovadoras perante os desafios de desenvolvimento dentro das empresas.

É voltado para os profissionais que trabalham ou desejam atuar no setor industrial, em especial mas não exclusivamente, nas indústrias química e petroquímica, farmacêutica, metalúrgica e afins, em áreas ligadas ao desenvolvimento, melhoria e otimização de processos e projetos.

Neste programa, o aluno tem acesso ao conhecimento acumulado no IPT em diversos campos como desenvolvimento e otimização de processos, materiais da indústria, tecnologia de partículas, biotecnologia, entre outros tópicos onde o IPT tem forte atuação junto à indústria.


Objetivos

O objetivo do programa de Mestrado Profissional em Processos Industriais é formar mestres aptos a aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos para enfrentar questões práticas relacionadas a processos industriais da engenharia, seja através da melhoria de processos existentes, seja pelo desenvolvimento e implementação de tecnologias mais modernas e inovadoras.


Público-alvo

O Programa de Mestrado Profissional em Processos Industriais é dirigido ao seguinte público-alvo:
 
Profissionais que trabalham em processos, produção planejamento e pesquisa e desenvolvimento nas indústrias química e petroquímica, farmacêutica, metalúrgica e afins

  • Profissionais que atuam em empresas de engenharia
  • Profissionais autônomos atuantes no mercado privado de consultoria
  • Profissionais de empresas ou organismos municipais, estaduais ou federais vinculados à produção de bens materiais e serviços
  • Docentes de universidades e faculdades
Estrutura do curso
 
Os alunos do Programa de Mestrado Profissional em Processos Industriais podem utilizar para o trabalho de dissertação, de forma a ser combinada em cada caso e em parceria entre a empresa e o IPT, a infra-estrutura do IPT como os programas computacionais específicos de otimização de processos e os laboratórios do Centro de Tecnologia de Processos e Produtos.

 
Mestrados Profissionais
 
Informações gerais