Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  24.01.17

Curso de anlise de gases


IPT oferece primeira edição de curso para gases de combustão visando segurança e otimização de processos industriais


Em processos industriais de combustão, é inevitável a emissão de gases que, tratados ou não, são lançados na atmosfera. O conhecimento da composição desses gases é essencial para a segurança, operação e otimização de processos, bem como para o controle da poluição ambiental. Por essa razão, o Laboratório de Engenharia Térmica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) oferecerá, em abril, sua 1ª edição do curso ‘Análise de gases de combustão na indústria: o que, por que e como medir’.

“O curso é destinado aos profissionais de formação técnica envolvidos em atividades de especificação, operação ou manutenção de sistemas de análise de gases de combustão industrial”, afirma Renato Vergnhanini Filho, coordenador do curso e pesquisador do laboratório.

O programa do curso conta com aulas teóricas, realização de práticas em laboratório com a apresentação de equipamentos e instrumentos, além da participação de empresas atuantes nesse segmento por meio de palestras, fornecimento de material de divulgação de seus produtos e serviços, e disponibilização de equipamentos e instrumentos para demonstração. “O objetivo é oferecer aos participantes, além da oportunidade de atualização técnica, a possibilidade de discutir com nossa equipe e com representantes de empresas do setor eventuais dificuldades que estejam enfrentando”, afirma Vergnhanini.

Equipe do IPT realiza medição da composição de gases em indústria
 
O laboratório do IPT possui equipe técnica experiente na especificação, instalação e uso de diversos instrumentos para análise de gases de combustão. A capacitação adquirida será transferida à indústria nos mesmos moldes do curso de combustão industrial, oferecido pelo Instituto anualmente desde 1986.

O curso ocorrerá no período de 25 a 27 de abril, das 8h30 às 18h, no campus do IPT em São Paulo (SP) e tem 35 vagas abertas. Para se inscrever, os interessados deverão pagar a taxa de R$ 2.500,00, estando inclusos o material didático, um aplicativo desenvolvido pelo laboratório para cálculos estequiométricos de combustão, catálogos de empresas do segmento de análise de gases de combustão industrial, almoço no local, coffee break e churrasco de confraternização. As inscrições vão até o dia 15 de abril.

Para mais informações e inscrição, clique aqui.