Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  15.02.17

Convnio com o ITA


IPT assina acordo de cooperação para produzir inovação em estruturas leves de uso aeroespacial


Representantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) assinaram ontem, 14 de fevereiro, um acordo de cooperação técnico-científica, com foco nas competências do Núcleo de Estruturas Leves do IPT.

O principal objetivo da parceria é desenvolver pesquisas para promover a inovação na área de estruturas leves de uso aeroespacial, além de estabelecer bases gerais para o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação entre as instituições, com foco no uso das instalações do núcleo do IPT.

Segundo o diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf, o acordo ratifica o relacionamento mantido entre as partes.
Diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf (à esq.), e reitor do ITA, Anderson Ribeiro Correia, assinam acordo de cooperação técnico-científica para o Núcleo de Estruturas Leves
 
“A formalização da parceria, que existe informalmente, é importante porque permite uma construção mais sólida da aliança, um esforço coordenado e focado para integrar a 4ª Revolução Industrial que está chegando”, disse Landgraf durante o evento, referindo-se aos novos rumos da indústria a nível mundial.

A cerimônia ocorreu no Parque Tecnológico de São José dos Campos (ParqTec) e fez parte da inauguração do Espaço ITA no local, primeira área que o Instituto mantém fora do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) do Comando Aeronáutico em 67 anos. “A construção e as operações do Núcleo de Estruturas Leves contaram, e ainda hoje contam, com a participação de alunos, ex-alunos e integrantes do ITA. A parceria já ocorre. O que queremos é fomentar novos projetos, concomitantemente ao processo de expansão e modernização do ITA, de que esse novo espaço faz parte”, afirmou o reitor do Instituto, professor Anderson Ribeiro Correia.

O professor Mauricio Donadon será o gestor responsável pelo acordo pelo ITA, enquanto o pesquisador e diretor do núcleo do IPT, Hugo Resende, será o gestor por parte do Instituto. “Este será o primeiro acordo de cooperação específico para o Núcleo de Estruturas Leves, assinado com uma instituição brasileira de nível superior. Permitirá uma aproximação institucional entre os dois institutos, fortalecendo as relações existentes entre seus pesquisadores e profissionais”, reforçou Resende.