Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  24.03.17

Conhecimento em txteis


Laboratório do IPT oferece curso de caracterização e aparência de têxteis a profissionais e estudantes 


Os têxteis estão presentes o todo tempo em nosso dia a dia e cumprem funções essenciais na vida do homem. Porém, ao ver uma peça de vestuário, um carpete no chão ou uma cortina na sala, pouco se imagina a tecnologia que está por trás de objetos triviais no nosso cotidiano. Nesse contexto, o Laboratório de Tecnologia Têxtil do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) oferecerá cursos de curta duração direcionados àqueles que desejam conhecer melhor as principais propriedades avaliadas nos materiais têxteis e os seus respectivos métodos.

O ‘Curso de caracterização e aparência de têxteis’, o primeiro deles, que será realizado no próximo dia 10 de maio, será voltado às características básicas dos tecidos, como gramatura, densidade e título de fios, e às propriedades de aparência, como formação depilling (bolinhas), abrasão, amarrotamento e cor.

Laboratório de Tecnologia Têxtil do IPT conta com equipamentos de caracterização de tecidos
 
Segundo a pesquisadora Rayana Santiago de Queiroz, o curso visa sobretudo profissionais que trabalham na área têxtil, em confecções ou varejo, e também estudantes de cursos técnicos ou superiores ligados à área, como moda.

“Conhecer as principais propriedades dos materiais têxteis e como se dá a avaliação das delas é de extrema importância no processo de concepção dos produtos têxteis e na garantia da sua qualidade”, explica. “O objetivo do curso é complementar a formação dos participantes no sentido de capacitar, orientar e fornecer conhecimentos fundamentais sobre os principais métodos para caracterização e avaliação da aparência de tecidos, a fim de apoiar os processos de concepção dos produtos têxteis e de controle de qualidade”.

O curso ocorrerá das 8h30 às 16h30 no espaço do laboratório do IPT e inclui material didático, visita às instalações do laboratório e almoço. O investimento é de R$ 200 dos participantes. Para mais informações e inscrições, envie um e-mail para textil@ipt.br.