Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  10.04.17

Portas de madeira


Profissionais do IPT participam de encontro da cadeia produtiva da porta em evento na cidade de Curitiba


Realiza-se no período de 17 a 19 de maio, em Curitiba (PR), a terceira edição do Encontro da Cadeia Produtiva da Porta (ENCAPP). O evento pretende contribuir para a ampliação e a integração da rede dos fabricantes de portas e fornecedores para alinhar o desempenho exigido deste componente com os demais elos da cadeia produtiva.

Haverá rodadas de negócio e apresentação de novos materiais, equipamentos de fabricação e tecnologias, abrindo a discussão sobre possíveis soluções globais na área. O ENCAPP é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) em conjunto comas empresas participantes do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), que atuam em prol da conformidade técnica das portas de madeira no País.
Certificação atesta ao mercado que a empresa monitora todo o processo produtivo das portas de madeira, o que garante ao mercado produtos com qualidade e dentro dos requisitos técnicos das normas vigentes - na foto, laboratório do IPT
 
O objetivo é estimular a melhoria contínua, agregar valor, qualidade e desempenho em benefício do consumidor final. O programa setorial da qualidade coloca as empresas participantes na rota de certificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo o diretor-superintendente da Abimci, Paulo Pupo, o encontro impulsiona técnica e comercialmente a cadeia produtiva de portas de madeira, “trazendo inovação e gerando negócios no segmento”. O executivo também destaca a parceria com o IPT “como o laboratório de ensaios para o programa setorial de qualidade, o que reforça ainda mais a importância desse evento no mercado”.

Para a pesquisadora Luciana Alves de Oliveira, do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos do Instituto, o fato de o IPT ser referência da Abimci na realização de ensaios de portas de madeira para o programa de certificação o coloca em posição de grande responsabilidade técnica: “Por isso, neste evento vamos fazer diversas reuniões com fabricantes e membros da entidade, para ajustar demandas tecnológicas existentes na cadeia produtiva da porta.”

O terceiro ENCAPP conta com o apoio institucional da ABNT, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), Confederação Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), IPT), Sinduscon-Paraná-Oeste e Sinduscon-PR.

Clique aqui para mais informações sobre o evento.