Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  24.05.17

Qualidade do etanol


Laboratório do IPT está com inscrições abertas para a primeira edição do programa de proficiência em etanol


O Laboratório de Referências Metrológicas do IPT está com inscrições abertas para a primeira edição do Programa de Proficiência Interlaboratorial em Etanol. O objetivo é apoiar e qualificar o trabalho dos laboratórios que realizam análises químicas e ensaios fisico-químicos em etanol, oferecendo os principais testes em etanol combustível (EHC/EAC) – com destaque para as especificações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – e também em álcool etílico industrial.

O laboratório do IPT tem desenvolvido alguns programas de intercomparação para demonstrar a qualidade das medições feitas pela indústria brasileira. O início foi em 2013 com o setor de lubrificantes e, em 2015, com o setor da siderurgia. “Fomos consultados em 2016 sobre a viabilidade de oferecer um programa de proficiência exclusivo para o setor sucroalcooleiro e, a partir de uma consulta com diversas empresas envolvidas, foi decidida a criação do novo programa”, explica o responsável pelo laboratório do IPT, Ricardo Rezende Zucchini.

Programas de proficiência – explica Zucchini – são eventos de medição oferecidos em rodadas anuais, em que participam grupos de laboratórios que realizam testes, ensaios ou análises em amostras especialmente produzidas para esta finalidade, sob a coordenação de um provedor qualificado e independente, como é o caso do IPT: “Ao final de cada rodada do programa, o provedor prepara e encaminha aos participantes um relatório técnico, em que são avaliados os seus resultados e o desempenho”.

SERVIÇO- As inscrições para a participação no programa estarão abertas até o dia 16 de junho. O envio das amostras pelo IPT começa em 29 de maio, a entrega dos resultados pelos participantes será feita até 30 de junho e o envio do relatório final aos participantes acontecerá em 28 de julho. Para mais informações sobre o programa e o formulário de inscrição, clique aqui.