Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  02.06.17

Presena em leo & gs


Pesquisador do IPT apresenta trabalho técnico nos Estados Unidos sobre máquina de ensaio em componentes de ancoragem


A OTC 2017 – Offshore Technology Conference, evento realizado em Houston (EUA) entre os dias primeiro e 4 de maio, contou com a presença do pesquisador João Carlos Savio Cordeiro, do Laboratório de Equipamentos Mecânicos e Estruturas do IPT, que apresentou o trabalho técnico intitulado Testing System for Mooring Equipment– SEEA.

Segundo Cordeiro, o objetivo da viagem com a apresentação de trabalho foi dar visibilidade à capacitação existente no IPT para realizar ensaios de componentes de ancoragem para embarcações e plataformas offshore: “Buscamos inserção no mercado internacional por meio da disseminação do desenvolvimento de máquina para ensaios em componentes de ancoragem, com capacidade para até 2.600 tf (toneladas força)”. Concebido e desenvolvido pelo IPT, o sistema emprega massivamente fornecedores nacionais.

A máquina desenvolvida pelo IPT está acessível para executar ensaios das áreas de óleo & gás, informa João Carlos, mas também pode atender clientes de outras áreas que demandem solicitações de até 2.600 tf de carregamento estático, ou 1.300 tf de carregamento dinâmico:
Cordeiro: objetivo da viagem foi dar visibilidade à capacitação existente no IPT para realizar ensaios de componentes de ancoragem para embarcações e plataformas offshore
 
“Ela já foi utilizada na realização de ensaios de homologação, inclusive com o acompanhamento de organizações certificadoras, que é obrigatória neste tipo de ensaio.”

O ‘OTC 2017’ é um dos mais importantes eventos relacionados à área de óleo & gás. O governo brasileiro, por meio do Consulado, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), fez uma inserção importante no evento com estande, apresentações técnicas, painéis e cafés temáticos. “As apresentações mereceram destaque, já que foram praticamente as únicas da feira com lotação esgotada antes mesmo do início do evento”, comenta o pesquisador.