Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  13.06.17

Fomento para MPEs


IPT pode auxiliar micro e pequenas empresas na submissão de projetos para o edital Pipe, da Fapesp


Estão abertas até 31 de julho as inscrições de projetos para o programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas, o Pipe, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que em seu terceiro ciclo destinará até R$ 15 milhões para atendimento às propostas selecionadas.

O fomento destina-se a pequenas empresas (com até 250 funcionários) que tenham área de pesquisa e desenvolvimento no estado de São Paulo e queiram lançar produtos, entrar em novos segmentos, criar novas alas ou inovar em seus processos.

O projeto deve desenvolver-se em duas fases: na primeira, demonstra-se a viabilidade tecnológica do produto ou processo e, na segunda, desenvolve-se a proposta.

Parte da verba – um terço na primeira fase e 50% na segunda - pode ser destinada para a contratação de auxílio e pesquisas tecnológicas que trabalhem junto do pequeno empresário na execução do projeto de P&D&I.

Neste cenário, o IPT pode oferecer suporte às pequenas empresas - desde o expertise em desenvolver propostas para editais até a variedade de serviços oferecidos como teste de bancada, emissão de pareceres de qualidade e elaboração de projetos de scale up.

Caio Spindola de Oliveira, pesquisador do Instituto, explica que, por serem pequenas, “essas empresas, muitas vezes, não têm os equipamentos ou especialistas para auxiliar no desenvolvimento da inovação, e o IPT tem ambos”. Incluir a contratação do Instituto na elaboração do edital pode ser, segundo ele, o segredo de uma empreitada bem-sucedida - dúvidas em relação à viabilidade do produto planejado, à resistência, à qualidade ou até mesmo a sua elaboração podem ser esclarecidas.

SERVIÇO – Mais informações sobre submissão de projetos para o Pipe e as devidas normas podem ser encontradas no site da Fapesp. Para entender como o IPT pode colaborar com o seu projeto, clique aqui.

Para entrar em contato com o IPT, a Central de Relacionamento com Cliente está disponível nos telefones (11) 3767-4456 /4091/4744 ou pelo e-mail por ipt@ipt.br.