Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  13.07.17

Galvanizao a fogo


Workshop promovido pelo IPT, ICZ e Abraco discutirá mitos e verdades do processo de proteção contra corrosão


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas, a Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) e o Instituto de Metais Não Ferrosos (ICZ) irão promover no dia 15 de agosto de 2017 o workshop ‘Mitos e verdades da galvanização a fogo nos setores elétrico e construção civil’, que será realizado no campus do IPT. O objetivo do evento é disseminar a tecnologia da zincagem por imersão a quente – ou galvanização a fogo – como técnica de combate a corrosão, esclarecendo dúvidas sobre aplicações e especificações, bem como orientar sobre a compatibilização com outras técnicas de proteção anticorrosiva.

O público alvo do evento são engenheiros, arquitetos e técnicos de setores como o elétrico (radiadores/transformadores), construção civil (armaduras zincadas),
Objetivo do evento é disseminar a tecnologia da galvanização a fogo como técnica de combate a corrosão - na foto, chapas de aço-carbono em processo não-contínuo de zincagem
 
saneamento básico (tubulações), transportes aéreos e terrestres, siderurgia, petróleo & gás e estruturas metálicas em geral (zincadas ou com revestimentos duplex).

O Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT participará do encontro com uma palestra das pesquisadoras Juliana Lopes Cardoso e Mayara Stecanella Pacheco sobre o desempenho de armaduras zincadas, que são consideradas uma forma economicamente viável de garantir a vida útil de uma obra em ambiente marinho. “É necessário observar algumas condições adequadas de especificação, armazenamento e utilização das armaduras zincadas em campo para que seja possível prever e alcançar o máximo desempenho frente à corrosão”, explica Juliana.

O encerramento do workshop será feito com a cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Galvanizado, que foi idealizado pelo ICZ com o objetivo de reconhecer os profissionais idealizadores de obras necessariamente galvanizadas por imersão a quente, e concluídas no período entre 01 de janeiro de 2014 a 23 de junho de 2017. A premiação dos projetos será feita em quatro categorias (Construção e Arquitetura; Industrial; Novas Aplicações e Obra Emblemática). Em seguida, será feita uma visita às instalações do laboratório do IPT.

SERVIÇO – O workshop será realizado no Auditório do Núcleo de Bionanomanufatura do IPT (Prédio 50), que está localizado na Av. Prof. Almeida Prado, 532, na Cidade Universitária, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site da Abraco - clique aqui e tenha mais informações.