Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  04.08.17

Cooperao em TI


IPT e Associação de Sistemas Inteligentes de Transporte assinam termo de cooperação para promover ações integradas


Foi assinado na manhã do dia 27 de julho um termo de cooperação entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Associação de Sistemas Inteligentes de Transporte do Brasil (ITS) para a promoção e a intensificação de ações integradas voltadas ao desenvolvimento tecnológico, à normatização e ao aprimoramento técnico de pessoal e de atividades relacionadas à área de sistemas e equipamentos inteligentes de transporte.

A ITS Brasil, sediada na cidade do Rio de Janeiro (RJ), foi concebida com o objetivo de promover estudos e projetos para procedimentos,
Termo de cooperação irá facilitar a participação conjunta no estabelecimento de normatização na área de ITS, oferecimento de treinamentos e realização de projetos - à direita, Chequer Jabour Chequer, presidente da ITS, ao lado de Mario Boccalini Jr, diretor de operações do IPT
 
padrões e protocolos para o estabelecimento da arquitetura de um sistema nacional de ITS capaz de responder às características próprias do Brasil e assegurar a compatibilidade, integração, interoperabilidade e expansão dos sistemas e equipamentos empregados.

As duas instituições deverão estimular ações de divulgação nos níveis nacional e internacional, apoiar na normatização relacionada a sistemas e equipamentos e também promover a realização de cursos de especialização, extensão, atualização e pós-graduação, assim como de cursos de qualificação e certificação de pessoal. Uma das cláusulas do termo inclui a cessão à ITS de um espaço para promover a realização dos cursos no IPT, no qual o Instituto também terá participação.

Anteriormente à assinatura do termo, o IPT participava do ITS Brasil (desde sua formação) de maneira informal. “A assinatura do termo irá facilitar a participação conjunta no estabelecimento de normatização na área de ITS, oferecimento de treinamentos e realização de projetos”, explica a diretora do Centro de Tecnologia da Informação, Automação e Mobilidade do IPT, Maria Rosilene Ferreira.