Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  09.10.17

Treinamento em compsitos


Profissionais de universidades e empresas fizeram curso sobre uso de compósitos em aplicações estruturais


A 2ª Semana de Composites Avançados Sampe Brasil terminou no dia 6 de outubro com a realização de um treinamento oferecido pelo Núcleo de Estruturas Leves do IPT. Foram oito horas dedicadas para entender a utilização de compósitos pré-impregnados em aplicações estruturais, do ponto de vista teórico e também prático.

O pesquisador José Everardo Baldo Junior compartilhou com o engenheiro José Maria Fernandes Marlet (ex-Embraer) as tarefas de instrução.
Aula prática foi realizada na sala limpa do Núcleo de Estruturas Leves
 
Foram 14 participantes de universidades e empresas, como Avibras Indústria Aeroespacial, Barracuda Advanced Composites e Texiglass Indústria e Comércio Têxtil. O material utilizado durante a parte prática foi fornecido gratuitamente pela Texiglass, com a laminação realizada na sala limpa do núcleo do IPT, seguida da colocação dos laminados em bolsa de vácuo na autoclave, para realização do processo de cura.

“Houve muitas perguntas por parte por alunos durante o treinamento. Tenho a percepção de que o aprendizado foi satisfatório para todos porque participaram de todo o processo de manufatura”, comenta Baldo.