Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  11.10.17

Avaliao de desempenho


Livro sobre avaliação de tecnologias construtivas inovadoras é lançado em evento da rede Inovatec/Finep


O projeto da rede Inovatec/Finep, coordenado pelo professor Márcio M. Fabricio do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, visa ao aprimoramento de mecanismos de avaliação de edificações, incluindo aqueles constantes em normas técnicas como a NBR 15.575, que diz respeito ao desempenho de edificações habitacionais. As principais contribuições estão apresentadas no livro ‘Avaliação de desempenho de tecnologias construtivas inovadoras: conforto ambiental, durabilidade e pós-ocupação’, que foi lançado no dia quatro de outubro no seminário ‘Avaliação de Desempenho & Avaliação’ no campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Os organizadores da obra são os pesquisadores Adriana Camargo de Brito e Fulvio Vittorino, do Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT, e o professor Marcio M. Fabricio.
Mesa de abertura do seminário teve a presença (da esq. para a dir) de Carlos Eduardo Sartor (Finep), Maria Salette de Carvalho Weber (coordenadora do SiNAT), Fulvio Vittorino (IPT), Márcio M. Fabricio (USP) e José de Paula Barros Neto (UFC/Antac)
 
O livro divulga resultados de várias instituições participantes no projeto em rede, como universidades e o próprio IPT. Foram produzidos no Instituto sete capítulos a partir de contribuições do Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade e também do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos. Os assuntos abordados são referentes ao desempenho térmico e acústico de habitações e à durabilidade de fachadas, incluindo o aprimoramento de métodos de avaliação e critérios.

Segundo Adriana, uma síntese dos resultados da pesquisa será encaminhada aos comitês da construção civil da ABNT/CB-002 e CT SiNAT (Sistema Nacional de Avaliações Técnicas). “É uma oportunidade ímpar contribuir na melhoria de mecanismos de avaliação de desempenho de habitações para que tenham melhor qualidade”, diz a pesquisadora.

Além da própria Finep e do IPT, também participaram do seminário representantes do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, SiNAT, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac) e instituições de avaliações técnicas.

SERVIÇO – O livro foi produzido com financiamento da Finep e está disponível aqui para download gratuito.