Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  30.10.17

Treinamentos em compsitos


Almaco e IPT firmam acordo para oferta de cursos práticos no Núcleo de Estruturas Leves em São José dos Campos


A Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (Almaco) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) firmaram um acordo que contempla a realização, em 2018, de uma série de cursos práticos no Núcleo de Estruturas Leves.
“Parceria com IPT dará condições de oferecer treinamentos em ambiente marcado pela tecnologia de ponta”, afirmou presidente da Almaco - na foto, a sala limpa do Núcleo de Estruturas Leves
 
Construído pelo IPT no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), o núcleo é o único da América do Sul especializado em pesquisas aplicadas aos processos de fabricação de estruturas leves.

“A parceria com o IPT nos dará condições de oferecer treinamentos em um ambiente marcado pela tecnologia de ponta”, comenta Gilmar Lima, presidente da Almaco. Entre os equipamentos instalados no núcleo, destaque para as máquinas de deposição e laminação automática de fibras (fiber placement e tape laying) e uma prensa de moldagem por infusão de resina (resin transfer molding).

De acordo com Hugo Resende, diretor do núcleo, os cursos ajudarão a disseminar os usos mais avançados dos compósitos, o que deve estimular o aumento da presença do material em projetos desenvolvidos no Brasil. “Serão oferecidos treinamentos de média complexidade e com foco em sessões práticas, de modo a permitir que as pessoas entendam as vantagens e dificuldades de se produzir peças de compósitos, inclusive utilizando equipamentos automáticos e materiais pré-impregnados”, afirma ele.