Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  08.11.17

Petrleo e gs


Artigo de pesquisadores do IPT e da Petrobras sobre corrosão interna em dutos é premiado em evento internacional


O artigo técnico intitulado Evaluation of Non-Intrusive Systems for Internal Corrosion Monitoring, que foi apresentado na Rio Pipeline Conference & Exhibition 2017, realizada no Rio de Janeiro entre 24 e 26 de outubro, recebeu o prêmio ‘Calgary Award’ de melhor artigo do evento. Os autores são os pesquisadores Victor Gomes Silva, Gustavo Leitão Vaz e Pedro Altoé Ferreira, da Petrobras, e Anna Ramus Moreira e Neusvaldo Lira de Almeida, do Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT.

O estudo apresenta a corrosão interna como um dos maiores problemas que afetam a integridade de dutos e equipamentos de produção e processamento de petróleo, daí a importância do monitoramento como medida para antecipar problemas.
Sistema para ensaios dinâmicos dotado de técnicas não intrusivas de monitoramento da corrosão
 
O trabalho ainda mostra a escolha do equipamento/tecnologia mais adequado para mitigar o processo corrosivo, levando em conta aspectos como custos, logística e segurança.

Para a pesquisadora e coautora Anna Ramus Moreira, responsável pelo projeto no IPT, a premiação é um reconhecimento aos resultados do trabalho conjunto das equipes da Petrobras e do laboratório porque “o ‘Calgary Award’ tem como critério de avaliação o grau de contribuição técnica gerada para a comunidade do setor dutoviário”. Por conta da premiação no evento, o trabalho está automaticamente incluído na programação técnica da International Pipeline Conference, que acontecerá em Calgary, no Canadá, em 2018.

Segundo a pesquisadora, o conhecimento da equipe do IPT em monitoramento da corrosão interna de dutos e tanques tem se aprofundado: “Com a finalização do projeto de pesquisa que gerou o trabalho premiado, novos desafios foram colocados e hoje o laboratório está desenvolvendo quatro projetos de P&D&I na área”.