Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  26.02.18

Entidades integradas


Encontro reúne órgãos e unidades ligados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação 


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo sediou, no dia 22 de janeiro, uma reunião do projeto ‘Conte Comigo’, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado para integração de seus órgãos vinculados e unidades internas. Na reunião, os participantes conheceram mais sobre o IPT, a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e a Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial (CDRT).

Priscila Franco, assessora de gabinete da secretaria, conta que o projeto iniciou-se em janeiro de 2018 e visa permitir que as vinculadas, subsecretarias e coordenadorias construam um conhecimento colaborativo sobre a gama de produtos que podem oferecer durante o atendimento a prefeituras e aos empresários.
Estiveram presentes no evento representantes de entidades ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
 
“A intenção é divulgar o que cada unidade está fazendo dentro do seu leque de serviços e o que elas estão gerando de conhecimento e, a partir dessas exposições, imaginar possibilidades de integração e parceria”, conta ela. Atualmente, a Secretaria possui vínculo com seis órgãos, três subsecretarias, três coordenadorias internas e seis universidades.

Fernando Landgraf, diretor-presidente do IPT, foi o responsável por apresentar o Instituto aos presentes. Sob o lema ‘Seu desafio é nosso’, ele explicou que o IPT existe para ajudar diversos setores sociais brasileiros em seus contratempos. “Estamos aqui para auxiliar a indústria, o governo e a sociedade a enfrentar os desafios da nossa época através de, por exemplo, inspeção e monitoramento de áreas de risco, assessoria e consultoria para o governo e empresas e também de uma gama de soluções para gestão e planejamento”, afirma ele.

A Junta Comercial do Estado de São Paulo, entidade centenária responsável pelo registro e disponibilização de documentos arquivados pelas empresas paulistas, também foi apresentada durante a reunião. Carlos Teixeira Leal, secretário geral da Jucesp, falou sobre as funções primordiais da entidade e de suas soluções e recursos para a transição ao mundo virtual, como a digitalização do acervo de documentos e a emissão online de certificados. “A Junta é responsável pelo arquivamento de toda a história das empresas que são constituídas em São Paulo, desde o seu nascimento, com todas as alterações feitas no decorrer de sua existência, até uma eventual extinção”, conta Leal.

Na última apresentação do dia, Juliana Santana, diretora técnica da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial, expôs o trabalho com vocações regionais e empreendedorismo feito pela instituição. A CDRT atua principalmente no incentivo a Arranjos Produtivos Locais (APLs) através de incubadoras para empresas e agências de desenvolvimento regional. “O objetivo da Coordenadoria é criar ações que possam nivelar o desenvolvimento econômico do estado”, conclui ela.

O encontro foi encerrado com uma visita ao ao túnel de vento do IPT. Guiados pelo pesquisador Gilder Nader, os visitantes conheceram as instalações, atividades desenvolvidas e ensaios realizados no equipamento.