
Notcias
18.05.10
Sanitrios e hidrulicos com qualidade
Intercâmbio IPT – LNEC possibilitará sistema inédito de etiquetagem de equipamentos sanitários e hidráulicos
O IPT, em parceria com a ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais de Portugal), vai produzir especificações técnicas e métodos de ensaio para etiquetagem de bacias sanitárias, chuveiros e torneiras, além da estrutura do sistema de etiquetagem de eficiência hídrica em equipamentos hidráulicos. O instituto pretende ampliar a sua participação no Programa Brasileiro de Etiquetagem, que tem como parceiros a Eletrobras e a Petrobras e, como órgão fiscalizador dos produtos, o Inmetro. Com isso será possível propor um sistema de etiquetagem inédito ao país.
O pesquisador Douglas Barreto realizou intercâmbio no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o LNEC de Portugal, para desenvolver estudo sobre uso racional da água no âmbito urbano e predial. Inscrito no Programa de Desenvolvimento e Capacitação no Exterior, Barreto desenvolveu neste período pesquisas no âmbito predial em etiquetagem da eficiência hídrica de equipamentos hidráulicos e, no âmbito urbano, em sistemas de gestão de empresas de saneamento.
![]() |
Laboratório Nacional de Engenharia Civil de Portugal |
A ANQIP liberou o acesso do IPT às suas informações e instalações laboratoriais que servirão de referência para a proposta de etiquetagem dos aparelhos hidráulicos no Brasil, nos moldes do modelo aplicado em Portugal.
Na área de água de uso urbano, Barreto estudou as normas ISO 24.500, que contêm recomendações aos serviços de abastecimento de água e de gestão de águas residuais. “Será um aumento da capacitação do IPT que possibilitará a prestação de novos serviços às empresas de saneamento”, afirma.
![]() |
Bancada de ensaios da ANQIP |
O IPT mantém convênio de cooperação com o LNEC desde 2006. Em 2007 desenvolveu especificações técnicas de uso urbano da água (PNUEA) no âmbito do Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR) e do Instituto da Água (INAG) de Portugal. Com essas especificações foi possível identificar medidas que podem ser aplicadas no Brasil, para que a água de uso urbano seja utilizada com eficiência.
Na viagem a Portugal Barreto intermediou a assinatura de convênios e cooperações com o Laboratório de Detônica e o Instituto de Tecnologia da Construção (Itecons) da Universidade de Coimbra e com o Laboratório da ANQIP, da Universidade de Aveiro.
-
23/05/2023
Tecnologias digitais para todos
Sistema operacional Linux para notebooks desenvolvido pelo IPT em parceira com a Lenovo, inclui dois idiomas indígenas ameaçados de extinção -
17/05/2023
Biotecnologia contra o cncer
Projeto para diagnóstico rápido de infecção por HPV, desenvolvido pela startup Reddot Bio e pelo IPT, está em fase final de desenvolvimento -
12/05/2023
Parceria em materiais avanados
Lançamento do Núcleo de Pesquisa em Manufatura Aditiva reúne no IPT oito instituições participantes no projeto financiado pela Fapesp e CBMM