Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  11.10.12

Cincia em quadrinhos


Turquia recebe HQs e cartuns de divulgação científica, que incluem desenhos do IPT, na Semana Nacional de C&T


No período de 17 a 21 de outubro, realiza-se na Akdeniz University em Antalya, Turquia, a ‘HSCI 2012 – 9th International Conference on Hands on Science’ e ‘1st Children’s Summit on Hands on Science and Environment Education’. A rede internacional Hands on Science, baseada na Europa (http://www.hsci2012.com/about-hsci-network.asp), tem por objetivo estimular e consolidar o ensino e compartilhamento de informações de ciências, contribuindo para o estabelecimento de uma cultura científica desde a fase pré-escolar à educação de adultos. Estende-se ainda aos contextos informais, procurando envolver também gestores, legisladores, acadêmicos e pesquisadores. O evento coincide, praticamente, com a Semana Nacional de C&T, realizada em todo o Brasil entre 15 e 21 de outubro.

Consolidar o ensino e compartilhamento de informações de ciências é objetivo do evento na Turquia - na foto, da esq. para dir, Garcia, Teixeira, Srivastava e Vasconcelos
 
O pesquisador Carlos Antonio Teixeira, da Faculdade de Saúde Pública da USP, com orientação dos professores Paulo Gallo (FSP/USP) e Maria Inês Nogueira (ICB/USP), participa do ‘HSCI 2012’ organizando a Exposição Paralela ‘Comunicação Pública de Ciência, Tecnologia e Saúde por Meio de Histórias em Quadrinhos e Cartuns’. Essa mostra foi primeiramente montada durante o ‘Simpósio Brasil-Índia: Construindo Redes de Conhecimento’, coordenado pela professora Maria Inês Nogueira, que aconteceu na USP em outubro de 2011, fazendo parte das atividades da 8a Semana Nacional de C&T.

 
  • Momentos tecnológicos em quadrinhos
 


Incluem-se na exposição trabalhos inéditos dos quadrinistas brasileiros Sthar-Mar Vasconcelos, da Unifesp, João Garcia (Jão), do Departamento de Imprensa do IPT, e do cientista indiano Pradeep Srivastava, do Central Drug Research Institute. “Levar uma mostra original de quadrinhos brasileiros e indianos sobre ciência, tecnologia e saúde a um evento internacional, como o ‘HSCI 2012’, é uma contribuição relevante no contexto da democratização do conhecimento científico transmitido em linguagem simplificada. No caso, a linguagem das histórias em quadrinhos e dos cartuns”, explica Teixeira.

Clique no arquivo abaixo e veja os quadrinhos.