Página inicial do IPT   >  Notícias

Notícias


  06.03.13

Apoio ao município santista

compartilhe


IPT apresenta propostas de convênio voltadas à prevenção e mapeamento em áreas de riscos à Prefeitura de Santos


Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, reuniu-se nesta segunda-feira (4/3), em São Paulo, com o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa e com o presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Fernando Landgraf para debater propostas de convênio voltadas à prevenção e mapeamento geral das áreas de riscos do município santista.

Serão apresentadas 29 ações, entre elas, a realização de um estudo para prevenção de deslizamentos e riscos de quedas de árvores e enchentes. O documento, elaborado por técnicos do IPT, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), será enviado para análise da Prefeitura.

A reunião, realizada na sede da pasta, contou ainda com a presença do secretário municipal de Serviços Públicos de Santos, Carlos Alberto Tavares Russo; do coordenador da Regional dos Morros, Luiz Bezzi Pasquarelli e do chefe da Defesa Civil do Município, tenente Daniel Onias.

Prevenção: Em 2011, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e a Prefeitura de Santos assinaram contrato para a atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos da cidade, confeccionado em 2005 com a proposta de prevenir acidentes naturais nas encostas dos morros. O estudo, elaborado por técnicos do IPT com recursos do Programa de Apoio Tecnológico aos Municípios (Patem), foi entregue em novembro de 2012. Dentro dos 104 setores de risco analisados, 22 foram identificados e classificados de risco muito alto (R4); 44 de risco alto (R3), 37 de risco médio (R2) e um de risco baixo (R1). As informações deste levantamento foram incorporadas ao Sistema de Informações Geográficas (SIG) da Prefeitura de Santos.