
Notcias
20.03.15
Passo a passo: gua de chuva
IPT lança manual para situações emergenciais que contempla todas as etapas, da captação à utilização da água de chuva
A captação da água de chuva hoje é realidade para muitos moradores de cidades como São Paulo, que vêm enfrentando uma crise hídrica que já afeta o abastecimento de diversos domicílios. Levando em conta este cenário, o IPT lança agora um manual que busca oferecer à população orientações para melhorar a qualidade dessa água, apresentando as boas práticas para a sua captação, armazenamento e utilização doméstica.
O manual, lançado em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, é direcionado a famílias que vivem situações emergenciais e dissemina uma técnica relativamente simples, mas que respeita os requisitos que garantem o funcionamento do sistema e, principalmente, assegura a qualidade da água coletada.
De acordo com o pesquisador e autor do manual Luciano Zanella, do Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT, o projeto nasceu da constatação de que não apenas a captação da água de chuva, mas também seu tratamento e armazenagem, muitas vezes são feitos de maneira equivocada. “Embora a melhor água seja aquela oferecida pela concessionária, não podemos fechar os olhos ao fato de que muitas famílias hoje convivem com abastecimento irregular e têm se valido dessa solução. É preciso, no entanto, oferecer condições para que a captação seja feita de maneira mais segura, lacuna que o IPT pretende preencher com este manual”.
![]() |
Ilustração do sistema de captação da água da chuva |
O sistema proposto no manual é de fácil instalação. Foi pensado para situações emergenciais e não está integrado ao sistema hidráulico predial. “Os usuários podem fazer adaptações ao material, desde que sigam os parâmetros fundamentais. Essa água poderá ser usada para descarga de bacias sanitárias, limpeza de pisos e veículos e rega de jardins e áreas verdes”, explica Zanella. Numa situação extrema, caso falte água de qualidade superior, a água de chuva – desde que captada, tratada e armazenada adequadamente – também pode ser utilizada para ingestão e preparo de alimentos. Para esse uso, além das etapas anteriores, recomenda-se ainda a fervura por um tempo superior a três minutos, melhorando a segurança sanitária.
O manual é gratuito e pode ser acessado clicando abaixo:
-
29/05/2023
Hidrognio verde em projeto
Laboratório do IPT desenvolve projeto de gaseificação de biomassa com o Instituto Tecnológico de Karlsruhe (KIT) da Alemanha -
23/05/2023
Tecnologias digitais para todos
Sistema operacional Linux para notebooks desenvolvido pelo IPT em parceira com a Lenovo, inclui dois idiomas indígenas ameaçados de extinção -
17/05/2023
Biotecnologia contra o cncer
Projeto para diagnóstico rápido de infecção por HPV, desenvolvido pela startup Reddot Bio e pelo IPT, está em fase final de desenvolvimento