Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  04.11.15

Compsitos avanados


Primeira Semana de Composites Avançados/SAMPE Brasil contou com a participação do Núcleo de Estruturas Leves do IPT


Mais de 380 profissionais participaram da I Semana de Composites Avançados - SAMPE Brasil, no período de 19 a 23 de outubro, na cidade de São José dos Campos (SP). Diversos eventos abordaram as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado para a fabricação de peças em compósitos avançados. Nos cinco dias do evento, os participantes puderam conferir diversos seminários e cursos que constavam da programação.

Sistema de inspeção de materiais compósitos por ultrassom com movimentação robótica instalado no Núcleo de Estruturas Leves do IPT. Crédito foto: SAMPE
 
Segundo o diretor do Núcleo de Estruturas Leves do IPT, Hugo Borelli Resende, realizou-se nas próprias instalações do laboratório o curso intitulado ‘Reparo de Estruturas em Material Compósito – Abaris’, com a participação de 24 profissionais. Foram aulas teóricas pela manhã e práticas à tarde. Vale lembrar que a Abaris tem seus procedimentos de reparos de estruturas em compósitos reconhecidos pela Federal Aviation Administration.

A programação da SAMPE Brasil teve mais atividades centradas na unidade técnica do IPT. Outro evento também realizado no núcleo foi o curso ‘Automated Fiber Placement e Automated Tape Laying’, contando com a participação de 12 profissionais. “Foi uma atividade mais prática do que teórica e utilizamos nossas duas máquinas na sala limpa. Além das pessoas que fizeram os cursos, também recebemos várias visitas”, completa ele.