Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  12.11.15

Arborizao urbana


IPT participa do XIX Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, em São Paulo, com minicursos e palestras


A Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e a International Society of Arboriculture (ISA), juntamente com a Prefeitura de São Paulo, realizarão entre os dias 14 a 18 de novembro de 2015 o XIX Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, com o propósito de apresentar e discutir o tema ‘Florestas Urbanas: Envolver, Plantar e Cuidar para Colher seus Benefícios’. O evento, de carácter técnico-cientifico, irá oferecer um ambiente de debate e aprendizado sobre práticas, pesquisas, inovações e experiências em arborização urbana e apresentar a cadeia do arbonegócio, considerando-se que as árvores compõem uma fundamental infraestrutura viva nas cidades e são importantes para o ambiente urbano.

O Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis do Instituto de Pesquisas Tecnológicas participará do evento em duas frentes.
Minicurso sobre análise de risco de queda de árvores acontecerá no Parque do Ibirapuera no sábado, 14 de novembro
 
A primeira delas acontecerá no dia 14 de novembro, com um curso teórico e prático de oito horas de análise de risco de queda de árvores a ser ministrado pelo responsável pelo laboratório do IPT, Sérgio Brazolin. O curso teórico acontecerá entre 8h e 12h e o prático, entre 14h e 18h, no Parque Ibirapuera, na capital paulista.

A segunda participação do IPT se dará nos dias 17 e 18 de novembro. Brazolin e Demóstenes Ferreira da Silva Filho, professor do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq/USP, apresentarão no dia 17 às 8h a palestra ‘Conhecendo a Floresta Urbana’, e no dia 18 os dois receberão a engenheira agrônoma e consultora Ana Maria Liner Pereira Lima para uma apresentação conjunta do tema ‘Desafios da Arborização Urbana e a Ciência’ às 15h.

Mais informações sobre o congresso e os minicursos estão disponíveis no site do evento.