Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  26.11.15

Engenharia aeroespacial


IPT firma protocolo de intenções para intercâmbio com universidade holandesa de tecnologia aeroespacial


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) assinou no dia 25 de novembro um protocolo de intenções para cooperação acadêmica e científica com a Faculdade de Engenharia Aeroespacial da Delft University of Technology, localizada na Holanda.
Fernando Landgraf (à esq.), presidente do IPT, cumprimenta Rinze Benedictus, vice-reitor da Faculdade de Engenharia Aeroespacial
 
A proposta é que pesquisadores e estudantes do IPT e da Delft possam desenvolver pesquisas nas instituições, dedicando-se, no intercâmbio, a atividades relevantes para suas respectivas áreas.

A faculdade holandesa desenvolve pesquisas em diversas linhas no setor aeroespacial, com foco em materiais, aerodinâmica, desempenho de voo e de propulsão de aeronaves. Já o IPT tem em seu Núcleo de Estruturas Leves (LEL) um forte aliado da indústria de transporte aéreo. Atuando no desenvolvimento de tecnologias em estruturas de materiais metálicos, compósitos e híbridos, o LEL, que está instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, é fortemente demandado pelo segmento aeroespacial.

O acordo foi assinado na sede do IPT pelo diretor-presidente Fernando Landgraf e pelo vice-reitor da Faculdade de Engenharia Aeroespacial Rinze Benedictus. Carlos Padovezi, diretor de Operações e Negócios, e Hugo Borelli Resende, diretor do LEL e gestor do acordo, também estiveram presentes, representando o IPT. Após a assinatura, o grupo visitou o tanque de provas e o túnel de cavitação do Laboratório de Engenharia Naval e Oceânica e o túnel de vento do Instituto.