Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  23.03.16

Resduos de sade


Simpósio no IPT discutirá desafios na aplicação de normas, com participação da equipe da área de embalagens


Entre os dias 11 e 13 de abril, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) receberá o Simpósio Internacional de Resíduos de Serviços de Saúde – SIRSS, evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção São Paulo (ABES-SP) em parceria com diversas instituições. O objetivo do encontro, que contará com engenheiros, técnicos, pesquisadores e tomadores de decisões, é o alinhamento do setor de saúde às novas diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), buscando o debate sobre a convergência, oportunidades e desafios na aplicação das normas nas empresas e instituições.

Resíduos de serviços de saúde são tema de simpósio internacional no IPT
 
Um dos focos do evento é a apresentação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que objetivam a normalização no campo de resíduos de serviços de saúde (RSS), no que concerne à terminologia, classificação, requisitos de gerenciamento, procedimentos de coleta, armazenamento, tratamento, métodos de ensaio e generalidades. As discussões irão girar em torno da atualização e da integração das normas diante do novo panorama da PNRS, tendo como público-alvo usuários (geradores de resíduos de serviços de saúde, tais como hospitais e laboratórios), empresas de coleta e tratamento de resíduos, fabricantes e prestadores de serviços, instituições que representam o setor e o poder público.

A abertura do simpósio será feita pelo diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf, e pelo presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, José Goldemberg. Os pesquisadores Rogério Parra e Mara Siqueira Dantas, do Laboratório de Embalagem e Acondicionamento do Instituto, participarão do evento com palestras sobre coletores para resíduos de saúde perfurantes ou cortantes, e sacos plásticos para acondicionamento de lixo, respectivamente, ambas no âmbito das normas ABNT. Também serão tema de apresentações, entre outros assuntos, os impactos e a sustentabilidade dos resíduos de saúde, a revisão das normas ABNT e os riscos e procedimentos relacionados ao descarte, coleta e transporte de resíduos. Além disso, o terceiro dia do evento contará com visitas técnicas a três unidades de tratamento de RSS e com a apresentação de testes de embalagem realizados no IPT, esta última gratuita.

Além da ABES-SP e do IPT, são instituições organizadoras a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre), Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), BHS Brasil Health Service, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP), Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEOHESP), Instituto de Ensino e Pesquisa na Área da Saúde (Iepas), Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma); e a Universidade de São Paulo (USP).

Para inscrições e mais informações sobre a programação do Simpósio Internacional de Resíduos de Serviços de Saúde, clique aqui.