Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  25.04.16

Anlise de riscos


IPT sedia no mês de maio congresso internacional da ABGE e SRA-LA sobre análise de riscos na América Latina


No período de 10 a 13 de maio, realiza-se no IPT o III Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino-Americana (SRA-LA). O evento, uma realização conjunta da entidade e da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), destina-se a especialistas, pesquisadores, estudantes, profissionais de instituições públicas ou privadas interessados em prevenção, avaliação, educação, mitigação, comunicação e gestão de riscos.

O objetivo central, segundo os organizadores do congresso, é a troca de experiências entre especialistas das diversas disciplinas relacionadas à análise e à gestão de risco.
Atuação multi-institucional na gestão de riscos nas cidades será debatida por pesquisador do IPT no congresso
 
O tema geral será ‘Desenvolvimento e riscos no contexto latino-americano’, visando destacar a análise de riscos como uma ferramenta de auxílio às decisões técnicas e políticas para comunicar, atender e prevenir riscos em suas diversas formas. As ações devem envolver os setores públicos e privados, no contexto dos países da região que têm como principais características a limitação de recursos e a desigualdade social.

Pesquisadores do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT participam do evento. No dia 10 de maio, os pesquisadores Eduardo Soares de Macedo e Fabrício Araújo Mirandola irão ministrar um curso sobre riscos geológicos naturais; no final da manhã do dia 12, o geólogo Agostinho Tadashi Ogura apresentará o trabalho ‘A atuação multi-institucional na gestão de riscos nas cidades’ dentro do painel ‘Vulnerabilidade das cidades e populações’, que será mediado por Macedo.

Clique aqui e confira a programação completa do evento.