Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  27.04.16

Parceria internacional


Consórcio holandês realiza workshop no IPT sobre reparos de estruturas de compósitos e inspeção não-destrutiva


O consórcio holandês ICRIT (Integrated Composite Repair, Inspection & Training) realizou um workshop no início do mês de abril nas instalações do Núcleo de Estruturas Leves do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), São José dos Campos. O encontro consistiu no treinamento, teórico e prático, de reparos de estruturas em compósitos e na inspeção não-destrutiva para verificação da eficácia do reparo.
Workshop reuniu 36 profissionais de organizações como Embraer, TAP, TAM, IPT, ITA e Fatec. Crédito foto: ICRIT
 
Houve a participação de 36 profissionais de diversas organizações do Brasil, como Embraer, TAP, TAM, IPT, ITA e Fatec.

O objetivo do workshop foi realizar o reparo, e a inspeção associada, em uma estrutura aeronáutica de material composto, de maneira a enfatizar a necessidade de novas práticas de manutenção aeronáutica. Também foram iniciadas conversas sobre uma possível cooperação entre partes brasileiras e holandesas para se criar um centro de excelência em técnicas integradas de reparo, inspeção e treinamento de estruturas em compósitos. O workshop foi organizado em cooperação com o Cluster Aeroespacial Brasileiro.

O pesquisador Hugo Borelli Resende, diretor do núcleo do IPT, fez uma apresentação sobre o laboratório para os participantes do evento: “É importante que as áreas de manutenção da TAM e TAP conheçam o laboratório, da mesma forma que mestrandos,
Aplicação de vácuo, anterior ao processo de cura do reparo em painel sanduíche de carbono. Crédito foto: ICRIT
 
doutorandos e professores percebam as possibilidades de pesquisa cooperativa entre o Instituto e as universidades”.

O ICRIT é um consórcio composto pelas empresas holandesas Stratagem Group B.V., Acrats Training Services B.V. e TiaT Europe B.V., além de outras organizações situadas no país, que atua como uma liderança industrial para promover o desenvolvimento mundial de práticas viáveis e sustentáveis em reparo estrutural, inspeção automática, coleta e compartilhamento de dados de inspeção, assim como de treinamento dessas práticas. Para isso, o consórcio está estabelecendo parcerias em diversas partes do mundo que possam atuar de maneira complementar, sinérgica e com melhores resultados de inovação.