Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  19.05.16

Curso de intemperismo


Laboratório do IPT ajudará clientes a compreender importância de ensaios em tecidos e materiais poliméricos


Amarelamento, desbotamento, rachaduras, fissuras e descamação. Esses são só alguns dos efeitos das degradações provocadas por intempéries do ambiente sobre tecidos e materiais poliméricos, dependendo das condições a que estão expostos. Por isso, no próximo dia 16 de junho, será promovido no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) a primeira edição do curso de intemperismo, que tem por objetivo demonstrar aos participantes o conceito e importância da realização de ensaios para a garantia de qualidade e eficiência dos produtos, frente a diversas situações ambientais.

Ensaios de exposição ao arco de xenônio em câmara refrigerada a ar
 
Segundo Gabriele Paula de Oliveira, pesquisadora do Laboratório de Tecnologia Têxtil, a ideia é esclarecer as dúvidas de clientes do setor e, com o conhecimento transmitido, dar condições para que eles escolham os métodos mais aplicáveis a seus produtos. “Explicaremos quais fatores são controlados durante a realização dos ensaios, como temperatura, umidade e irradiância, a correlação do tempo do produto na câmara de ensaio com o tempo natural do ambiente, em anos, e as avaliações realizadas após a exposição, entre outros procedimentos”, detalha.

O curso terá duração de sete horas (das 8h30 às 16h30), será ministrado pelo químico Fernando Soares de Oliveira e contará com uma visita ao laboratório para que os participantes conheçam os equipamentos. O investimento é de R$ 380 para cada integrante do curso, com café da manhã, almoço e café da tarde inclusos. Aqueles que decidirem pela contratação de um ensaio de intemperismo receberão um desconto de 10% na realização do procedimento. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas por meio do e-mail textil@ipt.br até o dia 31 de maio, informando o nome e o CPF do participante, além do nome da empresa/ faculdade a qual pertence.


Para saber mais sobre ensaios de intemperismo em tecidos e materiais poliméricos, clique aqui.