Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  23.06.16

Homenagem aos empregados


Primeira edição do programa IPT Valoriza homenageia empregados e grupos de profissionais por boas práticas


Foi realizada na manhã de hoje, 23 de junho, véspera do aniversário de 117 anos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a homenagem aos empregados que se destacaram na primeira edição do programa IPT Valoriza. Os vencedores, entre eles pesquisadores, técnicos e profissionais da área administrativa, foram revelados em um evento que surgiu a partir de uma iniciativa do grupo de Capital Intelectual do Planejamento Estratégico do Instituto, com o objetivo de estimular o aumento da inovação no IPT por meio da disseminação de boas práticas em curso e do reconhecimento dos profissionais.

“A importância do programa reside no fato de ele ter nascido dos próprios empregados. Toda a construção do programa, incluindo as categorias e os critérios de pontuação, foi feita pelos profissionais do Instituto, o que confere mais legitimidade à homenagem”, afirma o diretor de pessoas e sistemas, Tércio Augusto Garcia Júnior. De acordo com ele, cada vez é maior o consenso de que, independentemente da área de atuação, o capital intelectual é o mais importante em uma empresa, embora esse tipo de reconhecimento ainda seja novidade na esfera pública. "O IPT é mais uma vez um exemplo quando o tema é gestão de pessoas, estando à frente no setor público".

O programa foi parcialmente implantado nessa primeira edição, reconhecendo profissionais e equipes vencedoras em 16 modalidades de seis categorias, com oito equipes e mais 16 pessoas homenageadas nas categorias individuais. Foram também homenageados os empregados com 35 anos de casa, considerando o período de janeiro a junho de 2016, enquanto em todas as outras modalidades foram levados em conta os resultados obtidos no ano de 2015.

Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas recebe homenagem por sua atuação interdisciplinar no IPT
 
A maior parte das categorias foi subdividida em modalidades, de maneira que vários empregados e equipes serão contemplados a cada edição. A pontuação foi feita a partir de critérios objetivos, computados pela Coordenadoria de Recursos Humanos em conjunto com diversas áreas de apoio do IPT. Com realização anual, a homenagem deverá acontecer em todos os meses de junho, quando se comemora o aniversário do Instituto.

Para dar vida ao programa, a Coordenadoria de Recursos Humanos criou uma comissão composta por seus membros além de profissionais de áreas como a Diretoria de Inovação, Gerência de Gestão da Qualidade, Gerência de Orçamento e Controle e Assessoria de Marketing Corporativo. “É fundamental reconhecer as boas práticas e os empregados que se dedicam elas. Precisamos de bons exemplos e de novos caminhos para aumentar o reconhecimento não somente pelo que fazemos internamente, mas também perante os nossos parceiros e a sociedade”, afirma Adriano Marim de Oliveira, diretor do Núcleo de Bionanomanufatura do IPT.

Leia abaixo a relação dos homenageados:

Categoria Novas Ideias

Maior faturamento em P&D: Núcleo de Estruturas Leves;

Transferência de tecnologia (patentes depositadas ou softwares registrados em cotitularidade com empresas, ou patentes e softwares em nome do IPT transferidos para empresa): Adriano Marim de Oliveira, Kleber Lanigra Guimarães, Maria Helena Ambrosio Zanin, Natalia Neto Pereira Cerize e Thais Aragão Horoiwa, do Laboratório de Processos Químicos e Tecnologia de Partículas; Eduardo Albertin, Mário Boccalini Jr. e Moyses Leite de Lima, do Laboratório de Processos Metalúrgicos.

Categoria Sustentabilidade e Segurança

Comprometimento com a Saúde e Segurança no Trabalho na Área de Apoio (maior presença no exame médico e nenhum acidente de trabalho): Coordenadoria de Suprimentos;

Comprometimento com a Saúde e Segurança no Trabalho na Área de Apoio (maior presença no exame médico e nenhum acidente de trabalho): Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais.

Categoria Mais Presença (Equipes)

Maior faturamento com novos clientes: Laboratório de Tecnologia Têxtil;

Maior faturamento com clientes recorrentes: Laboratório de Papel e Celulose;

Maior número de publicações por equipe: Seção de Automação, Governança e Mobilidade Digital.

Categoria Mais Presença (Individual)

Maior número de acessos na plataforma Somos IPT: Gerhard Ett, do Laboratório de Energia Térmica;

Maior número de publicações: João Batista Ferreira Neto, do Laboratório de Processos Metalúrgicos;

Maior número de aparições na mídia, na submodalidade Iniciativa: Luciano Zanella, do Laboratório de Instalações Prediais e Saneamento, pela divulgação do manual de captação de água de chuva;

Maior número de aparições na mídia, na submodalidade Inovação: Natalia Neto Pereira Cerize, do Laboratório de Biotecnologia Industrial, pelo projeto de nanoencapsulação de ativos em cosméticos;

Maior número de aparições na mídia, na submodalidade Repercussão: José Theophilo Leme de Moraes, pelos serviços prestados pela Seção de Engenharia de Estruturas após o incêndio do Museu da Língua Portuguesa;

Categoria Gestão do Conhecimento

Equipe técnica com maior atuação interdisciplinar no IPT: Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas;

Categoria Qualidade e Produtividade

Representante do Sistema de Gestão da Qualidade – destaque Junior (concedido para novos integrantes): Claudia Janice Colombelli Agostini, do Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis;

Representante do Sistema de Gestão da Qualidade – destaque: Adriana Garcia, do Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes, e Patricia Mayumi Hinata, do Laboratório de Referências Metrológicas;

Maior produtividade (maior índice considerando a soma do realizado pelo laboratório – receita liquida menos despesas – dividido pelo total de pessoas que atuam na unidade): Laboratório de Calçados e Produtos de Proteção;

Funcionários com 35 anos de casa

Ademir de Cancio Silva
Adilson Darico
Antonio José Catib Baladore
Edson del Monte
Lucia Santos Szendler Balador
Luis Celso Coutinho da Silva
Maria Aparecida Prevedello
Marsis Cabral Jr.
Oswaldo Sanchez Jr.
Reinaldo Francisco Rodrigues
Renato Vergnhanini Filho
Sidnei Rodrigues de Oliveira
Valter de Oliveira

Em seu discurso final, o diretor-presidente do IPT, Fernando Landgraf, reiterou a importância da homenagem aos empregados que, segundo ele, têm na criatividade a sua característica comum. “Temos 117 anos de história, mas somos um constante berçário, pois estamos sempre trazendo novas ideias. Todos são criadores. E é isso que tem que ser valorizado em nosso trabalho, nossa capacidade criativa, tanto a tecnológica quanto o esforço de mostrar para o mundo o que a gente criou”.

Tercio Garcia Junior lembra espírito de união que caracteriza o IPT em seu discurso de encerramento: "nenhum homem é uma ilha"
 
Essa interlocução com a sociedade é, de acordo com Landgraf, fundamental: “A credibilidade que o IPT tem é nossa grande ferramenta. Nos mais diversos casos, como acidentes e incêndios, somos chamados porque sabemos como ajudar a sociedade a seguir em frente”.

Ao encerrar a cerimônia, Garcia Junior lembrou o espírito de união que caracteriza o IPT ao citar o escritor John Donne, que afirma que nenhum homem é uma ilha. De acordo com Donne, não se deve perguntar por quem os sinos dobram, pois eles o fazem por cada indivíduo, já que cada um integra o gênero humano. Ao trazer a analogia para o Instituto, Tercio afirmou que é possível interpretá-la ao contrário: “Se nos perguntarmos por quem os fogos explodem hoje, seria para alguns homenageados, mas podemos estender a homenagem que foi para cada um a todos do IPT”.