Pgina inicial do IPT   >  Notícias

Notcias


compartilhe


  20.01.10

Estgio para ps-graduandos


IPT e BNDES concedem cinco bolsas para pesquisadores de áreas contaminadas com organoclorados


O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) está com inscrições abertas, até 28 de janeiro, para o processo seletivo de cinco vagas para estágio remunerado, destinadas a mestrandos e doutorandos regularmente matriculados no primeiro ano em instituições de ensino e com graduação nas áreas de engenharia agronômica, civil ou ambiental, de materiais, engenharia química ou química e biologia.
Bolsas são viabilizadas por convênio IPT e BNDES
 

As bolsas são de R$ 1,7 mil por mês para mestrandos e de R$ 2,3 mil para doutorandos por um período de 24 meses. Os candidatos devem preencher os pré-requisitos para poder concorrer. A finalidade das bolsas é estimular e fomentar recursos humanos para diagnóstico e remediação de áreas contaminadas com organoclorados. Por isso, a ênfase dos cursos deve estar relacionada a temas como tecnologias de remediação, avaliação de ciclo de vida e caracterização de materiais ou de processos químicos.

A concessão de bolsas é viabilizada por convênio entre o IPT e o Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Funtec/BNDES). A carga horária será de 30 horas semanais dedicadas às atividades de pesquisa nas dependências do IPT.

Para mais informações, consulte o edital.